Perguntas frequentes

FAQ ESPM

Ficou com alguma dúvida?

Queremos atender melhor a suas necessidades e responder todas as suas dúvidas ao adquirir nossos cursos.

As matrículas ficarão abertas no site da ESPM até 48 horas antes do início do curso. 

As aulas não são gravadas. Elas acontecem ao vivo no horário do curso. 

As formas de pagamento são boleto bancário (à vista), cartão de débito (à vista) ou cartão de crédito (à vista ou parcelado).

Se o número mínimo de alunos na turma for atingido e a realização do curso for confirmada, você vai receber no seu endereço de e-mail cadastrado uma mensagem de confirmação em, no máximo, 48 horas antes do início das aulas. 

Caso não seja atingido o número mínimo de alunos para a realização das aulas, o curso será cancelado, e o candidato vai ser reembolsado com 100% do valor investido. Também é possível, nestes casos, solicitar a transferência para outro curso. Caso haja diferença a ser paga, será cobrado somente o valor adicional. Se o valor do novo curso for mais baixo que o anterior, a ESPM fará de restituição do valor excedente.

O seu acesso à plataforma de estudos será enviado para o endereço de e-mail cadastrado no ato da inscrição. Você vai receber o link e as informações de acesso à plataforma em até 24 horas antes do início do curso escolhido. 

A ESPM oferece bolsas de estudos para os Cursos de Extensão em três situações:

Para alunos e ex-alunos da ESPM, sendo: 

  • Alunos/ex-alunos de Cursos de Extensão: 5% de bolsa
  • Alunos/ex-alunos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado: 20% de bolsa.

Para grupos de funcionários de uma mesma empresa, sendo: 

  • De 5 a 10 funcionários: 5% de bolsa
  • De 11 a 20 funcionários: 7,5% de bolsa
  • Acima de 21 funcionários: 15% de bolsa

OBS: Os funcionários podem estar matriculados em cursos diferentes, porém é necessário que todos os cursos sejam oferecidos na mesma entrada.

Para Funcionário de empresas parceiras ESPM. Neste caso, solicitamos que consulte a Central de Relacionamento pelo telefone:

A plataforma utilizada nos Cursos de Extensão da ESPM é o ZOOM, e o seu acesso será enviado no e-mail cadastrado em até 24 horas antes do início do seu curso. 

Por se tratar de uma exceção, no seu caso, pedimos que nos responda essa mensagem com o seu nome completo e o seu CPF, para que possamos localizar os seus dados no sistema e entrar em contato pela nossa Central de Atendimento.

O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 07 (sete) dias após o final do curso. Para receber o certificado de conclusão do curso, é obrigatório um aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

Não é necessário ser graduado, pois os Cursos de Extensão são cursos livres que não exigem a formação superior.

Mesmo assim, é importante ressaltar que oferecemos programas básicos e avançados. Os cursos para níveis básicos são destinados a pessoas que queiram conhecer e se familiarizar com determinado tema. Já os cursos de nível avançado são destinados a profissionais atuantes no mercado de trabalho. Por isso, para fazer valer ao máximo o seu investimento, recomendamos que fique atento às informações do curso escolhido.

Sim. Neste caso, o cadastro inicial no curso deve ser todo realizado com nome e as informações do participante. Apenas no momento da escolha da forma de pagamento, você deve selecionar a opção “Pessoa Jurídica”.

 

Dessa forma, o boleto, recibo de pagamento e Nota Fiscal (ao final do mês do curso) serão emitidos em nome da empresa. Lembramos que a obrigação da emissão de “nota fiscal” de serviços educacionais surge do fato gerador, ou seja, surge da efetivação da prestação do serviço. Assim, a nota fiscal será emitida após o término do curso, podendo existir duas ou mais notas, de acordo com o tempo de duração do curso. Para receber a Nota Fiscal da Prefeitura de São Paulo (quando esta for gerada), a empresa deve entrar no site da Prefeitura: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/.

 

No entanto, sabemos que algumas empresas necessitam da Nota Fiscal para que o pagamento antecipado do curso seja efetuado. Nestes casos, como alternativa, disponibilizamos um recibo antecipado de pagamento emitido também em nome da empresa. Para receber essa Nota Fiscal antecipada, você deve: 1) gerar o boleto de pagamento no site; 2) solicitar o recibo enviando um e-mail para o endereço ferias@espm.br. No corpo do e-mail, devem constar razão social da empresa, CNPJ, nome do estudante e do curso escolhido. O prazo máximo para a emissão do recibo é de três dias corridos.

Lembramos que a obrigação da emissão de “nota fiscal” de serviços educacionais surge do fato gerador, ou seja, surge da efetivação da prestação do serviço. Assim, a nota fiscal será emitida após o término do curso, podendo existir duas ou mais notas, de acordo com o tempo de duração do curso. Para receber a Nota Fiscal da Prefeitura de São Paulo (quando esta for gerada), a empresa deve entrar no site da Prefeitura: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/. No entanto, sabemos que algumas empresas necessitam da Nota Fiscal para que o pagamento antecipado do curso seja efetuado. Nestes casos, como alternativa, disponibilizamos um recibo antecipado de pagamento emitido também em nome da empresa. Para receber essa Nota Fiscal antecipada, você deve: 1) gerar o boleto de pagamento no site; 2) solicitar o recibo enviando um e-mail para o endereço ferias@espm.br. No corpo do e-mail, devem constar razão social da empresa, CNPJ, nome do estudante e do curso escolhido. O prazo máximo para a emissão do recibo é de três dias corridos.

Em caso de desistência pelo participante o cancelamento poderá ser efetivado junto à Secretaria de Pós-Graduação da ESPM ou através do e-mail: , com até 24 horas de antecedência do início do curso. Caso o processo seja realizado dentro do prazo, será devolvido 100% do valor investido no cursoCaso o estudante não manifeste formalmente seu pedido de desistência, ou manifeste o interesse após o prazo de 24 horas, estará caracterizado o abandono do curso. Nestes casos, não haverá reembolso e o participante deverá ainda honrar com o pagamento das parcelas a vencer.