Programa de Pós-Graduação Profissional Stricto Sensu em Gestão da Economia Criativa (MPGEC)

A ESPM é Excelência na CAPES

Eventos - Economia Criativa

# Workshop 2017

Data: 07/10/2017

Descrição: Workshop de apresentação do Mestrado Profissional em Gestão de Economia Criativa

 

# Workshop 2018

Data: 06/10/2018

Descrição: Workshop de apresentação do Mestrado Profissional em Gestão de Economia Criativa

 

# Workshop 2019

Data: 05/10/2019

Descrição: Workshop de apresentação do Mestrado Profissional em Gestão de Economia Criativa

# Aula Inaugural 2016

Data: 02/09/2016

Descrição: Mesa-redonda realizada pela ESPM Rio sobre “Equipamentos Culturais: Arquitetura e Política Cultural” com Paula de Oliveira Camargo, Gerente do Centro Carioca de Design, Claudia Thurler Ricci, Diretora das Bibliotecas Parque de Niterói e Manguinhos, e Barbara Szaniecki, Professora da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

# Aula Inaugural 2017

Data: 10-11/03/2017

Descrição: A ESPM Rio recepcionou os estudantes do Mestrado de Economia Criativa, com a apresentação do curso e palestras.

 

# Aula Inaugural 2018

Data: 02/03/2018

Descrição: Evento realizado em conjunto com o Mestrado Profissional em Criação e Produção de Conteúdos Digitais da Escola de Comunicação da UFRJ. Contou com a apresentação de duas pesquisas de egressos do MPGEC

 

Data: 16/03/2018

Convidado: André Nassif

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense

Tema: Tropicália e pós-tropicália na obra de Caetano Veloso

 

# Aula Inaugural 2019

Data: 22/02/2019

Descrição: Evento realizado pelo Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, com o objetivo de recepcionar os novos ingressantes no Mestrado, com a apresentação de palestras. Dentre os convidados, cabe destacar Ruan Lira (Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro) e Vinicius Carvalho (Mestre em Gestão da Economia Criativa pelo MPGEC – ESPM-Rio).

Discentes do segundo ano do mestrado apresentam suas pesquisas para estudantes do primeiro ano.

 

# I Seminário Interno de Pesquisa MPGEC

Data: 23/09/2017

Descrição: Apresentação das pesquisas em andamento dos mestrandos da turma de 2016

 

# II Seminário Interno de Pesquisa MPGEC

Data: 15/09/2018

Descrição: Apresentação das pesquisas em andamento dos mestrandos da turma de 2017 e Roda de Conversa com os mestres da turma de 2016

 

# III Seminário Interno de Pesquisa MPGEC

Data: 21/09/2019

Descrição: Apresentação das pesquisas em andamento dos mestrandos da turma de 2018 e apresentação das pesquisas de mestres da turma de 2017.

Data: 23-24/10/2017

Descrição: O Encontro pretendeu aumentar a construção de redes de relacionamentos

interpessoais e interinstitucionais, tendo como finalidade gerar discussões que possam se converter em proposições específicas, como: – Fomentar as discussões sobre o papel dos programas de pós-graduação na área de design. – Discutir a convivência, e os papéis, de formatos tão distintos de programas de pós-graduação na área de design. – Discutir a relação das especificidades dos cursos de pós-graduação na área com territorialidade, cultura e economia locais. – Discutir a relação da transdiciplinaridade de programas de cursos de pós-graduação na área, com o fato do design se configurar como atividade prática e interdisciplinar. – Discutir as inclusões de conteúdos programáticos de campos como filosofia, ciências, tecnologia e artes (entre outros), nos programas de pós-graduação na área. – Discutir a utilização, na docência ou na atividade projetual, de conhecimentos específicos adquiridos por designers em cursos de pós-graduação em outras áreas. –

Propor mecanismos de difusão das pesquisas desenvolvidas nos cursos, na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. – Propor mecanismos de aplicabilidade e/ou desdobramentos das pesquisas da área, visando uma prática profissional mais transformadora. – Propor mecanismos de devolução para a sociedade, do conhecimento financiado pelas agências públicas. – Propor a transferência de conhecimentos gerados nas pesquisas de pós-graduação de forma a atender demandas sociais, organizacionais, produtivas e econômicas. – Propor projetos de internacionalização cooperada entre

os programas. – Estabelecer metas e agendas para as proposições finais.

# I Seminário Interprogramas ECO ­- MPGEC

Data: 10/12/2016

Local: Auditório da ESPM-Rio (Rua do Rosário, 90. Centro, Rio de Janeiro).

Descrição: Organizado com o objetivo de marcar o início da cooperação acadêmica entre o Mestrado Profissional em Criação e Produção de Conteúdos Digitais do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação (PPGTLCOM) da UFRJ e o Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) da ESPM Rio, o I Seminário Interprogramas ESPM-ECO teve como motivação promover a troca de informações sobre projetos de pesquisa em andamento entre docentes e discentes das duas instituições, incentivando possíveis colaborações futuras. Depois da abertura do seminário, a cargo dos professores Flávia Flamínio, diretora da ESPM Rio e Amaury Fernandes, diretor da Escola de Comunicação da UFRJ, Eduardo Ariel de Souza Teixeira, coordenador do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) da ESPM Rio e Kátia Maciel, coordenadora do Mestrado Profissional em Criação e Produção de Conteúdos Digitais do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação (PPGTLCOM) da UFRJ, os participantes se dividiram em quatro grupos de trabalho: GT Cultura e Consumo, GT Plataformas Digitais, GT Cultura e Educação e GT Estética e Criação. Cada grupo de trabalho contou com mestrandos e docentes das duas instituições, distribuídos previamente de acordo com as pesquisas que estão desenvolvendo. A intenção era identificar apontar sugestões de atividades acadêmicas interprogramas e colher sugestões de GTs para próximos eventos. O evento foi organizado conjuntamente por integrantes dos dois programas: os coordenadores Eduardo Ariel (MPGEC) e Kátia Maciel (PPGTLCOM), e os professores Afonso Figueiredo (PPGTLCOM) e Lucia Santa Cruz (MPGEC).

 

# II Seminário Interprogramas ECO ­­- MPGEC-ESPM-Rio

Tema: Tendências do Mundo Digital

Data: 02/03/2018

Local: Casa da Ciência – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Rua Lauro Müller, 3. Botafogo, Rio de Janeiro)

Descrição: O II Seminário Interprogramas ESPM/ECO abre as atividades do Ano Acadêmico de 2018. O Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM (MPGEC) e o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação da UFRJ (PPGTLCOM) convidam para uma tarde de troca de saberes na Casa da Ciência. A programação do evento inclui apresentação de disciplinas, pesquisas recentes, lançamento de livros e um debate com especialistas em interatividade e meios digitais: Eduardo Rangel Brandão, da Globosat e Russ Rive, da SuperUber.

 

# III Seminário Interprogramas ECO ­­- MPGEC-ESPM-Rio

Data: 21/03/2019

Descrição: O Mestrado Profissional de Gestão de Economia Criativa e a Escola de Comunicação da UFRJ organizaram uma mesa de debates sobre temas da economia criativa, e sobre o processo de formação de mestres na modalidade profissional. Aconteceram debates de Projetos realizados nos mestrados profissionais da ECO-UFRJ e da ESPM-Rio, e sobre “Música e Meios Digitais” com os executivos Maurício Bussab (Tratore-SP) e Guilherme Figueiredo (Som Livre).

# VII Seminário de Economia Criativa

Data: 05-06/10/2017

Descrição: Palestras com grandes empresas do mercado que abordaram os temas: Branded Content – Novos modelos de Audiovisual; Marketing no Mercado de Esportes; Mercado de Festivais e Entretenimento Presencial. Evento organizado pelo Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território.

 

# VIII Seminário de Economia Criativa

Data: 25-26/10/2018

Descrição: Oitava edição do seminário organizado pelo Mestrado Profissional em Gestão de Economia Criativa, trouxe profissionais do setor, empreendedores e pesquisadores para um debate sobre economia criativa: Negócios & Sustentabilidade, Memória e Patrimônio e Economia da Cultura.

 

# IX Seminário de Economia Criativa

Data: 08/11/2019

Descrição: Evento realizado para debater assuntos ligados a Economia Criativa com dois temas principais: “Economia criativa, indústrias criativas e desenvolvimento” e “A contribuição das áreas do conhecimento para o campo da economia criativa”.

# Palestras para Discentes do MPGEC 2018

 

Tema: Analytics e Inteligência Estratégica

Data: 09/03/2018

Convidado: Dra. Rebecca W. Barros

Descrição: A pesquisadora do LCC Veranise Dubeux organizou um minicurso voltado para os estudantes do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) da ESPM-Rio com Rebecca W. Barros. Barros é executiva da ACCENTURE Digital e tem 20 anos de atuação nas áreas de Analytics e inteligência estratégica, com grande experiência em gestão e liderança de pessoas, formação e gestão de áreas de negócios, processos e projetos. Ela tem doutorado e mestrado em Economia (com foco em Advanced Analytics) pela FGV/EPGE e Graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

# Palestras para Discentes do MPGEC 2019

 

Tema: ‘The Storyteller Who Survived’: a crise grega através de seu maior blockbuster Worlds Apart [Mundos Opostos], de Christopher Papakaliatis (2015)

Dia: 09/07/2019

Descrição: O pesquisador Panagiotis Zestanakis, PhD, do Institute for Media and Communication – Hamburg University, discorreu sobre o modo como a crise financeira da Grécia foi retratada em seu filme, além de discutir os motivos que transformaram a película em um grande sucesso comercial, embora tenham dividido a crítica especializada. O evento foi promovido pelo GP Modos de Ver (ESPM/CNPq) e pelo Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (LEMBRAR – MPGEC ESPM Rio).

# São Sebastião do Rio de Janeiro, a formação de uma cidade

Data: 27/03/2018

Descrição: Exibição de filme e debate com a diretora e produtora cinematográfica Juliana Carvalho. Participaram do debate Isabella Perrotta e Patrícia Reis. A iniciativa foi realizada pelo Lembrar, pelo LCC e pelo LEC.

 

# O Lugar da História e da Nostalgia nas Culturas Contemporâneas 

Data: 16/04/2018

Descrição: Palestra organizada pelo LEMBRAR em que a convidada Prof. E Dra. Ruth Adams, Diretora do Master of Arts in Cultural & Creative Industries do King’s College em Londres, abordou o tema sobre o lugar da história e da nostalgia nas culturas contemporâneas com contexto do Reino Unido.

 

# Os Museus e seus significados: um olhar sobre o Museu da Imagem e do Som carioca

Data: 10/05/2018

Descrição: Palestra da Dra. Claudia Mesquita, professora do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em História da Universidade Salgado de Oliveira. O evento foi organizado pelo laboratório de pesquisa Lembrar.

 

# Reviewing Scientific Manuscripts: How peer-reviewing can help develop your paper-writing skills

Data: 08/06/2018

Descrição: Academia para professores e estudantes realizada pelo Dr. Jorge Carneiro, coordenador Acadêmico da divisão de Estratégia em Organizações da ANPAD, editor e parecerista de periódicos internacionais. O evento foi organizado pelo LCC.

 

# Economia Criativa nos próximos 4 anos – As expectativas da economia criativa como vetor de desenvolvimento do Estado no próximo governo 

Data: 13/08/2018

Descrição: Evento organizado pelo Laboratório de Cidades Criativas tem como intuito discutir as expectativas para os setores da Economia Criativa nos próximos quatro anos, diante da crise política, econômica e social intensa que o Rio de Janeiro enfrenta. Os palestrantes foram David Miranda, Marcelo Calero, Paulo Gontijo e Roberto Sá Filho, mediado por Diego Santos.

 

# Colcha de Retalhos: contando histórias através da estamparia (sobre estamparia afro-brasileira e indígena)

Data: 16/10/2018

Descrição: Mesa Redonda com Julia Vidal, designer de moda e pesquisadora. O evento foi organizado pelo LCC.

 

#Young Audiences in Digital Era

Data: 20/7/2017

Descrição: Professor Philippe Meers (PhD), do Visual and Digital Cultures Research Center, Department of Communication Studies e Chair – Centre for Mexican Studies da University of Antwerp, na Bélgica, fez uma palestra sobre Young Audiences in Digital Era. Organizada pelo Lembrar em conjunto com a Graduação de Cinema da ESPM Rio.