Alexandre Ricardo Peres

Professor Alexandre Peres

Atuou por 6 anos como líder de HR Analytics no Itaú-Unibanco, conduzindo as primeiras iniciativas de análises, estruturação e desenvolvimento das interfaces com processos de RH. Especialista em planejamento e execução de analytics, é consultor de estruturação, treinamento, modelagem e deployment de People Analytics.

Desenvolve soluções de consultoria em treinamento, estruturações de analytics infraestrutura de dados e modelagem; deployment via Machine Learning. Busca harmonizar pontos de vista complexos das visões tecnológicas e humanas através de estratégias de governança compartilhada e co-criação.

Doutorando da engenharia de Produção da Poli/USP, desenvolve pesquisa em Gestão de HR Analytics e Estratégia de TI, com Mestrado em eficácia de People Analytics na (Poli/USP). Graduado em Eng. Civil (Poli/USP), possui pós-graduações latu sensu em Gestão de Operações (Fund. Vanzolini) e em Administração com ênfase em Análise e Reorganização de Empresas na (FGV).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.