Ana Erthal

ana-amélia-erthal

Programa de Pós-Doutorado realizado no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA USP, 2024). Doutora e Mestre em Comunicação Social na linha de Tecnologia de Comunicação e Cultura pela UERJ (2007-2017). Bacharel em Comunicação Social pela UMC (1996). Professora da graduação e pós da ESPM Rio. Pesquisadora associada ao Lab3i, laboratório do Mestrado de Economia Criativa da ESPM Rio. Colunista para iMasters e Uol Tecnologia (2006-2011). Consultora para SulAmérica Seguros (2001-2007), Oi (2007-2009) e Fundação Roberto Marinho (2011-2013). Pesquisadora Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing (2011-2013). Pesquisadora Associada ao MediaLab ESPM SP (2011-2020). Coordenadora do Núcleo de Design de Interação e Games da ESPM RJ (2014-2016). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas da ESPM Rio (2017 – 2024). Professora de cursos online para iMasters (2009-2012) e curso de reciclagem para professores a partir de estruturas digitais (2020). Autora do livro A comunicação multissensorial (2018).

 

Lattes

http://lattes.cnpq.br/8065413048129917

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.