ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Ricardo Monteiro

Professor Antônio Ricardo Monteiro Marinho

Doutor em Administração pela UNISINOS, Mestre em Administração e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Possui uma carreira de mais de 30 anos como docente em várias Instituições de Ensino Superior e como Consultor de Empresas na Área de Gestão Empresarial e Governança Corporativa. Professor da ESPM desde 1998, lecionou nos Cursos de Pós-Graduação, Educação Executiva, Extensão, Graduação e Intensivos. Atuou como Diretor da Faculdade de Administração da ESPM de Porto Alegre de 2000 a 2011 e, também, como Diretor de Programas de Finanças da ESPM – Sul nas áreas de Pós-Graduação, Educação Executiva, Extensão e Graduação no período de 2012 a 2016. Coordenou, na ESPM – Sul, o MBA em Gestão Estratégica de Negócios e o MBA em Finanças e Governança Corporativa até o final do ano de 2016. Continua atuando como Professor na ESPM nos Cursos de Extensão, In Company e MBAs. Possui uma longa experiência como Consultor de Empresas atuando na área de Gestão Empresarial, na implantação do processo de Governança Corporativa e, também, como Membro Externo de Conselhos de Administração.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/9646975959770566

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.