​​Bruno Lobo Motta​

Professor Bruno Motta

Gerente-sênior de Xbox no Brasil desde abril de 2017. Nascido no Rio de Janeiro, é um líder de Marketing e Vendas com experiência no desenvolvimento de modelos de negócios e iniciativas go-to-market para marcas, produtos e serviços de assinatura na área de bens de consumo. Sua experiência inclui: gerenciamento do ciclo de vida do cliente, estratégia de sourcing de produto, planos de negócios anuais, análise de mercado, estratégia de canal e gestão de P&L. Sob sua gestão no país, Xbox lançou os Xbox Series X|S, lançou e estabeleceu o Xbox Game Pass como a referência em assinaturas de jogos e trouxe o Xbox Cloud Gaming (serviço de jogos em nuvem da Microsoft) para o Brasil. No que diz respeito ao marketing, criou o modelo de licenciamento da marca no país, além de ter executado uma série de parcerias estratégicas com marcas como Trident, Snickers, Santander, Old Spice, Claro e Disney.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.