Clarissa Sanfelice Rahmeier

clarissa-sanfelice-rahmeier

Professora e coordenadora do Programa de Iniciação Científica da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-São Paulo). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-Grupo de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências).

 

É doutora em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), com doutorado sanduíche (CNPq) na área de Cultura Material sob a orientação de Christopher Tilley (University College London, 2004-2005). É mestre em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1997).Tem formação complementar na área de Filosofia e Psicanálise (Birkbeck, University of London). 

 

É líder do Grupo de Pesquisas (CNPq) Eu e o Outro na Cidade. Tem experiência em docência e pesquisa no Brasil e na Inglaterra. É Honorary Research Fellow do Departamento de Antropologia da University College London e membro do Centre for Museums, Heritage and Material Culture Studies da mesma Universidade. 

 

Desenvolve pesquisas nas áreas de Identidade, Comportamento,  Sociedade, Cidades, História e Cultura Material, Fenomenologia da Paisagem, Arqueologia, Arquitetura e Identidade, História e América Latina.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/5846988158613459

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.