Danieli Christovão Balbi é Mestra (2014) e Doutora (2019) em Ciência da Literatura pela UFRJ, graduada em Literatura Comparada (2011) pela mesma instituição. Possui diversos artigos científicos e trabalhos publicados e apresentados no campo de investigação de dramaturgias, com especial interesse em dramaturgia para a cena, drama e narrativa para o audiovisual, tomando como objeto recorrente de seus estudos o impacto da sub-representação de grupos sociais marginalizados e vulneráveis na fatura, densidade e compleição de personagens mimetizados a partir do imaginário coletivo a respeito desses segmentos.
Balbi é também dramaturga, autora de sucessos da cena nacional como a tragédia contemporânea Mãe, Preta, Reincidente (2021), e roteirista, tendo trabalhado como conteudista e head para diversos canais e produtoras, tais como o canal Futura e as produtoras Take-4 content e a Paramount Brasil, tendo sido premiada internacionalmente pelo Docudrama Azangulê: o levante (2021). Foi também finalista do Expocine 2021, reconhecida pela autoria do piloto original da série ficcional Fúrias. Balbi lecionou Literatura em diversas instituições Públicas e privadas, destacando-se sua experiência como professora do Colégio de Aplicação da UFRJ (2016) e como docente da cadeira de Dramaturgia para o Audiovisual na Escola de Comunicação Social da UFRJ (2019-2021).
Registre-se, também, a atividade de curadora e avalista que exerceu para seleção de editais de promoção e fomento à cultura junto a diversas instituições e órgão públicos e privados, como Itaú Cultural (2020 e 2021), Secretaria Municipal das Culturas de Niterói (2022) e o Instituto Unibanco (2019). Atualmente, integra UDL-University of New York como pesquisadora convidada e ministra a disciplina Narrativa e Dramaturgia para o Audiovisual na Escola de Cinema da ESPM-RJ, além de exercer um mandato parlamentar como Deputada Estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde, no âmbito do trabalho realizado como membra titular da Comissão Legislativa de Cultura da ALERJ, atuou como articuladora e relatora da primeira lei de cotas de telas estadual do Brasil (2023).
Lattes
http://lattes.cnpq.br/9574638606357957