Floriano Salvaterra

foto_floriano_3x4_grande

O Prof. Floriano Salvaterra é doutorando em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre (MsC) em Sistemas de Gestão pelo LATEC de Gestão de Negócios e Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense (UFF), pós graduado lato sensu em Gerenciamento de Projetos com concentração em Empreendimento/Contrato pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e formado em Engenharia Eletrônica (BsC) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).


Possui certificação internacional de gestão de projetos PMP pelo Project Management Institute (PMI) e IPMA-C pelo International Project Management Association (IPMA).


É professor convidado da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM). Dentre as disciplinas lecionadas na ESPM e em outras instituições, destacam-se: Business Intelligence, Plataformas Digitais, Gestão de Projetos, Negociação e Administração de Conflitos e Inteligência Competitiva.


Foi membro de banca de 6 TCCs e orientador de 3 TCCs de pós-graduação latu sensu do MBA de Projetos de outra instituição de ensino. É autor de artigos sobre Gerenciamento do Desempenho de Projetos. Foi revisor do guia de boas práticas de gestão de projetos PMBOK (6ª ed) e co-autor do capítulo de desempenho do livro “Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura” (ed. Ciência Moderna).


É membro da ABNT e da ISO, atuando nas Normas de Gerenciamento do Desempenho de Projetos e de Gerenciamento de Valor Agregado, respectivamente.


Na carreira executiva trabalhou mais de 20 anos nas indústrias Automobilística (Omnitek Tecnologia), de Defesa (CISCEA), de Óleo &Gás (Technip Engenharia, Promon Engenharia, Aker Solutions) e Esportiva (Clube Botafogo de Futebol e Regatas). Atualmente possui uma startup de soluções para desempenho de projetos, e é responsável pela marca da modalidade Beach Soccer do Clube de Regatas do Flamengo.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/3409011334784953

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.