Gilberto Scofield Júnior

Professor Gilberto Scofield Jr

Gilberto Scofield Jr. é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC)

da UFF e PUC-Rio e jornalista. É consultor freelancer para projetos em desinformação, e educação midiática na Lupa, onde trabalhou como executivo de 2019 a 2023 e mentor de projetos digitais de jornalismo para Meta e International Center for Journalism (ICFJ). Scofield é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da UFRJ e possui MBA em Marketing Digital pela FGV. Tem uma carreira de 36 anos nas redações dos principais jornais do país – foi correspondente internacional do Globo na China e enos EUA -, além de ter trabalhado como executivo de comunicação para o Palácio do Planalto, ANCINE e para a multinacional de RP Máquina, Cohn & Wolfe, entre outros. É autor dos livros “Pós-verdade e Fake News: reflexões sobre a guerra de narrativas”, coletânea de artigos sobre desinformação, e “Um brasileiro na China”.

Lattes

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.