Helena lidera o núcleo de Social Intelligence da Ipsos no Brasil, onde também é embaixadora de Inteligência Artificial. Atua em pesquisa de mercado desde 2007, com passagem por empresas como Kantar TNS e E.Life, tendo se especializado em metodologias digitais, com foco em social intelligence.
Realiza estudos em redes sociais para diversos segmentos de clientes e diferentes objetivos: análises exploratórias, opinião pública, tendências, imagem de marca, reputação corporativa, desempenho de campanhas, jornadas de consumo, segmentação de público, entre outros.
É graduada em Ciências Sociais pela USP e em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP, com pós-graduação em Pesquisa de Mercado em Comunicações pela USP.
Na ESPM, criou o curso de extensão/ curso de férias “Social Intelligence: usando redes sociais para análises de consumo e comportamento” e ministra ou já ministrou as disciplinas “Redes sociais: opinião pública e influência social”, “Social Listening e Intelligence” e “Antropologia do Consumo” no Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights; “Social Listening e Intelligence” no Master em Comportamento e Ciências do Consumo; “Social Intelligence” na pós-graduação Brands for the Future; e “Etnografia aplicada ao Marketing” no MBA Executivo em Marketing.