Joao Marcos Abreu é Mestre em Gestão da Economia Criativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com pesquisas no âmbito do impacto da Inteligência Artificial no mercado da música. Possui 2 MBA’s pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo o primeiro em e-Business com foco em invocações digitais, e o segundo em Gestão Empresarial. É formado em Comunicação Social pela UFF, com ênfase em Publicidade e Propaganda e possui mais de 25 anos de experiência profissional em empresas de marketing e publicidade, gravadoras, seguradoras e editoras. Passou por grandes revoluções tecnológicas trabalhando diretamente com elas: 1- revolução da Internet, em 1995 trabalhando num dos maiores grupos de comunicação da época, o grupo Manchete; 2- revolução do e-commerce, fazendo a transição das vendas por catálogo para e-commerce da gravadora CID; 3- revolução da música digital, numa start-up de Internet entre 1999 e 2001 que vendia cds personalizados e downloads de músicas; 4- revolução do marketing digital na Reader’s Digest Brasil que chegou a ser uma das maiores compradores de mídia digital do Brasil; 5- revolução do livro digital, trabalhando na editora Elsevier e negociando com players como Amazon e Google; e finalmente pela 6- evolução da Inteligência Artificial, que foi tema sua tese de Mestrado. Atualmente Joao Marcos é professor da ESPM nos cursos de Pós-graduação, ministrando disciplinas como E-commerce e Gestão Ominichannel e Marketing para Estratégias Digitais e Mobile Marketing. No âmbito profissional, atualmente trabalha na Ingenta, na posição de Sales Manager & Business Affairs, administrando o marketplace de publicações científicas na América Latina, lidando com grandes contas como: Embraer, Petrobras, CAPES, Hospital Sírio Libanês, Universidad de Chile, Universidad de Buenos Aires, FioCruz, dentre várias outras instituições ligadas à pesquisa científica.