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Luciana Guilherme

Professora Luciana Guilherme

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ), mestre em Administração (UECE) e bacharel em Administração de Empresas (UFC). Consultora e pesquisadora em economia criativa, desenvolvimento e políticas públicas de cultura. Professora de graduação e pós-graduação e pesquisadora do Laboratório Economia Criativa, Desenvolvimento e Território (LEC), vinculado ao Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC/ESPM Rio) .

Co-fundadora e sócia da empresa Sismo Criativo – Consultoria e Produções. Foi Diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria da Economia Criativa – SEC do Ministério da Cultura – MinC (2011 a 2013). Foi assessora de Marketing da Secretaria da Cultura do Ceará (2004 a 2006) e Assessora de Marketing e Comunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC-CE (2002 a 2003).

Lattes

http://lattes.cnpq.br/4143380728075316

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.