Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ e Mestre em Ciência da Informação pela
UFF. Possui especialização em Gestão de Negócios em Instituições de Ensino Superior e
em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. Graduado em jornalismo. Atuação
profissional em gestão do relacionamento com clientes (CRM) e em comunicação interna
nas empresas Sul América Seguros, Terra Mobile, Iridium Brasil, Atento Brasil e
Brasilveículos Companhia de Seguros. Sou autor do livro Comunicação pra quê?, publicado
pela editora All Print, lançado em 2007. No livro Múltiplas Facetas da Comunicação e
Divulgação Científicas: transformações em cinco séculos, participa da coletânea com o
artigo Contribuições das mídias sociais digitais na divulgação científica. Coautor
do ebook Para entender as mídias sociais 2 e dos livros Narrativas da cidade:
perspectivas multidisciplinares sobre a urbe contemporânea (E-papers), Comunicação
Empresarial (Atlas) e Questões atuais em educação: sustentabilidade e redes
sociais (Appris). Mais recentes estão as obras: Cybercorpora e inovação com práticas
de ensinagem, com organização de Maria Cecilia Mollica, Hadinei Ribeiro Batista e
Ludmila dos S. Guimarães, pela editora CRV, no qual é autor do capítulo Wikipédia na
produção discursiva do conhecimento; e o livro-caixinha Inteligência Digital, pela Matrix
Editora. Professor de Design Thinking nos cursos de pós-graduação na Universidade
Estácio de Sá e professor de Mídias Digitais na Escola Eliezer Max. Fellow do projeto
Educamídia pelo Instituto Palavra Aberta.