Marcio Gonçalves

woocommerce-placeholder
Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ e Mestre em Ciência da Informação pela UFF. Possui especialização em Gestão de Negócios em Instituições de Ensino Superior e em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. Graduado em jornalismo. Atuação profissional em gestão do relacionamento com clientes (CRM) e em comunicação interna nas empresas Sul América Seguros, Terra Mobile, Iridium Brasil, Atento Brasil e Brasilveículos Companhia de Seguros. Sou autor do livro Comunicação pra quê?, publicado pela editora All Print, lançado em 2007. No livro Múltiplas Facetas da Comunicação e Divulgação Científicas: transformações em cinco séculos, participa da coletânea com o artigo Contribuições das mídias sociais digitais na divulgação científica. Coautor do ebook Para entender as mídias sociais 2 e dos livros Narrativas da cidade: perspectivas multidisciplinares sobre a urbe contemporânea (E-papers), Comunicação Empresarial (Atlas) e Questões atuais em educação: sustentabilidade e redes sociais (Appris). Mais recentes estão as obras: Cybercorpora e inovação com práticas de ensinagem, com organização de Maria Cecilia Mollica, Hadinei Ribeiro Batista e Ludmila dos S. Guimarães, pela editora CRV, no qual é autor do capítulo Wikipédia na produção discursiva do conhecimento; e o livro-caixinha Inteligência Digital, pela Matrix Editora. Professor de Design Thinking nos cursos de pós-graduação na Universidade Estácio de Sá e professor de Mídias Digitais na Escola Eliezer Max. Fellow do projeto Educamídia pelo Instituto Palavra Aberta.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.