​​Maria José Orione​

Professora Maria José Orione

Engenheira Mecânica Têxtil pela FEI com Especialização em Máquinas Têxteis pela “Scuola Superiore Mecanotessile”, Pordenone, Itália. Pós-graduada em Administração Industrial pela USP, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, com formação complementar no Programas de Liderança Estratégica in Company do INSEAD, no Leaders of Learning da Harvard Business School e no Designing Strategy e Designing a Business do IDEO U.
Atua no setor Jeanswear há mais de 35 anos como Executiva de planejamento estratégico e Marketing, com vivência na Tavex-Santista, Capricórnio Têxtil, Zoomp, e Santa Constância Tecelagem.
Nominada como “Agente de Transformação” no ranking 2021 das pessoas mais influentes da indústria do Denim da RIVET 50.
Exerce atividades acadêmicas desde 2003 como professora da Pós-Graduação em Marketing e Comunicação de Moda do IED (Istituto Europeo de Design), onde foi coordenadora do curso One Year Fashion Business e da pós em Marketing e Comunicação de Moda. Professora convidada do curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Moda na FAAP, Gestão de Moda na USP e Gestão de Produto e Inovação na ESPM. Diretora Acadêmica da Denim City São Paulo, um hub de inovação e uma escola com foco na formação e profissionalização de integrantes do setor, cujos valores são Educação apoiada em Sustentabilidade, Inovação e Conexão.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.