Márlon Calza

Professor Márlon Calza

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM – UFRGS (2015), realizei estágio de doutorado no exterior junto à Politecnico di Milano – POLIMI, Milão/Itália, no Departamento de Desenho Industrial, Arte, Comunicação e Moda – INDACO (08/2013 – 01/2014 | PDSE/CAPES). Sou Mestre em Comunicação pelo PPGCC – UNISINOS (2009) e Graduado em Publicidade e Propaganda pela UCS (2006). Pesquiso, principalmente, temas relacionados à interface Comunicação, Design (Gráfico / Editorial) e Moda. Publicitário, tenho experiência profissional na área da Comunicação / Criação Publicitária, desenvolvendo, ainda, projetos gráficos voltados ao Design Editorial. Atuo como Diretor de Arte no Estúdio Gentil.

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.