Rafaela Almeida Cordeiro

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Doutora em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com estágio doutoral no departamento de Consumer Science da University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos. Mestre em Administração pela ESPM. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da ESPM. Desenvolve estudos sobre comportamento do consumidor com foco em tomada de decisão.

 

Projeto de Pesquisa

Investigar o comportamento do consumidor a partir de perspectivas socioculturais e transformativas, incluindo tópicos como: tomada de decisão, vulnerabilidade de consumo, macromarketing e as implicações do marketing para políticas públicas.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6018856324787742

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.