Raul Vieira Orfão Filho

Professor Raul Vieira Orfão Filho

Raul Orfão é fundador e CEO da TRIBO INTERACTIVE, agência digital com 20 anos de mercado. É graduado pela Universidade de São Paulo – ECA/USP – em Comunicação Social e Pós-graduado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing – em Teoria e Prática do Ensino Superior. Atua há 40 anos no mercado de Comunicação Publicitária e Digital. Trabalhou nas house-agencies da Folha de São Paulo e da Editora Abril como Gerente de Comunicação. Foi redator publicitário na MM Propaganda e posteriormente na DPZ Propaganda. Na Z+G Grey, foi Diretor Associado de Criação e, em seguida, foi Diretor de Criação Digital da agência Interwell. Em 1998, no Canadá, desenvolveu projetos para a Internet em conjunto com a Lasso Communications Inc. e a Grey Interactive. Entre os clientes atendidos, destacam-se: Quaker, Bayer, Mercedes-Benz, Procter & Gamble, Danone, Nossa Caixa,Coca-Cola, Nissan, Roche, Pfizer, HBO, Terra Networks, MTV, SENAC São Paulo, SECOM – Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Kia Motors, NET, Ministério do Turismo, Nestlé, Johnson & Johnson, Sesc, Vale e Fundação Getúlio Vargas. Foi professor de Criação Publicitária na Escola Superior de Propaganda e Marketing por 16 anos, membro do CONAR – Conselho de Autorregulamentação Publicitária por 7 anos e embaixador do IAB Brasil.

Lattes

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.