Riccardo Fulchignoni

woocommerce-placeholder

Consultor e empreendedor, formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá (EEM), MBA em Tecnologia de Engenharia Automotiva pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e pós-graduado em Administração e Gestão de Negócios também pela FEI.
Apaixonado por Marketing de Veículos, com 15 anos de experiência no ramo automotivo. Passagens em multinacionais como Ford Motor Company, Mahle-Metal Leve e Siemens em posições de coordenação e engenharia.
Em 2019, coordenou o lançamento do aplicativo de vendas de peças Ford chamado “AutoBusca”, com acervo de mais de 12.000 itens.
Foi responsável pelo lançamento do Novo Ka em 2015, vencedor dos principais comparativos de mídia especializada.

Na área de Personalização de Veículos da Ford, criou séries especiais como o Ka Trail, Ka Freestyle, New Fiesta Sport e EcoSport Storm.
Coordenou treinamentos e palestras para funcionários nas empresas onde trabalhou. Possui cursos como Fundamentos em Marketing, Técnicas de Apresentação & Negociação pela ESPM, Comunicação Eficaz e Liderança em Projetos pelo INDEPE, Fórum Mundial de Marketing e Vendas pela HSM, 6-Sigma Green Belt pela Ford, Auditor Interno ISO/TS 16949 pela Ford.

Lattes

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.