Programa Acolhitude

O Acolhitude é o programa da ESPM que colabora com a integração social de jovens migrantes afegãos residentes na Grande São Paulo e promove ações socioeducativas com a essência inovadora da ESPM.

Mapa educacional
para transformar vidas

O jovem afegão participa de vivências em Língua Portuguesa envolvendo comunicação e de oficinas criativas que promovam a aprendizagem experiencial.

Nossos valores

Somos guiados pela promoção do diálogo entre culturas e valorizamos o Acolhimento, a Dignidade, a Gratidão, a Integração, a Interculturalidade, a Socialização e a Solidariedade.

Construindo um presente e um futuro mais solidárioS:

Os migrantes são pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, por isso, colaboramos com a sociedade, promovendo a cultura da paz e do entendimento entre os povos.

 

De acordo com a Lei de Migração (nº 13.445/2017), o movimento migratório é considerado um direito humano, garantindo aos migrantes condições de igualdade aos nacionais.

 

O Programa Acolhitude está em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), focados na Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades e Parcerias e Meios de Implementação.

 

Selo Projeto Acolhitude
Selo Projeto Acolhitude
Selo Projeto Acolhitude
Selo Projeto Acolhitude
Selo projeto acolhitude

Mapa educacional
Programa Acolhitude

Confira as etapas da jornada de acolhimento e desenvolvimento do jovem afegão em vivências, oficinas e socialização:

Comunicação

Oficinas preparatórias para desenvolver habilidades pessoais e propósito de vida, atitudes e valores integrados ao potencial de aprendizado de vida, promovendo o diálogo intercultural.

Carga horária: 8 horas

Língua portuguesa

Práticas semeadoras com o objetivo de aprimorar habilidades comunicativas e interpessoais; como se comunicar e gerar sentimento de pertencimento à sociedade brasileira.

Carga horária: 24 horas

Vivências transformadoras

Oficinas para desenvolver repertório intercultural: como produzir diálogos interculturais e promover a integração social.

Carga horária: 8 horas

Integração

Atividades para realização e aprimoramento de habilidades pessoais e interpessoais para inspirar outros jovens afegãos e promover a continuidade do Programa na ESPM.

Parcerias Transformadoras

O Programa Acolhitude existe e é fortalecido com a parceria entre a ESPM, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS).

logo Ministério das Relações Exteriores
OIM logo
FAMBRAS logo