Alumni em Destaque: Rafael Freitas

ALUMNI NEWS

rafael Freitas

Rafael Freitas

“Eu acredito que a inovação, em parte, deixou de ser um processo estruturado, da forma que aprendi na ESPM, no início dos anos 2000, com estudos de caso como o da 3M, que garantia 15% do tempo dos funcionários para projetos que escolhessem e demandava 30% da receita vindos de produtos lançados nos últimos 5 anos, com estrutura e processo completos para isso. Tornou-se uma realidade constante, fluida e extremamente acelerada em todos os campos e indústrias.

 

Claro que processos, operações e investimento ainda são importantes, mas o mercado está demandando muito mais do indivíduo como agente de inovação. Há uma discussão crescente aqui na Inglaterra sobre um skillset que evoluiu de “especialista” ou “generalista” para o T-Shaped (que exige habilidades generalistas com profundidade em uma área), e agora para o E-Shaped (que demanda especialização em três áreas). 

 

Será que em algum momento chegaremos ao Square-Shaped? Um cenário em que indivíduos, com a ajuda da IA, terão que ser generalistas e especialistas em tudo, ao mesmo tempo?”

Translate

According to your choice