ESPM Social Rio de Janeiro

Agência de Voluntariado Universitário

A ESPM Social Rio é uma Agência de Voluntariado Universitário com foco em educação, gestão e inovação social. Representa o braço didático-pedagógico de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSC) da ESPM. É um espaço voltado para a formação de futuros profissionais com consciência ética e cidadã, engajamento social e preocupados com a construção de um mundo ambiental, social e economicamente sustentável e inclusivo. Ela teve início há 20 anos, na unidade de São Paulo da ESPM, difundindo-se mais fortemente em 2009 na unidade Rio, com a realidade e a vocação carioca.

Social on line

Extensão Universitária

Os Cursos de extensão universitária da ESPM Social têm como missão contribuir para o conhecimento além das salas de aula, conectando a academia às comunidades externas em todo território nacional. É responsável por oferecer temas mais lúdicos, culturais, treinamento e assessoria especializada para empreendedores individuais, empreendedores sociais e lideranças de projetos em diferentes áreas de atuação, em parceria com docentes engajados, entidades governamentais, privadas e organizações da sociedade civil.

 

Eles possuem uma taxa simbólica, para manutenção dos docentes externos. Aborda de maneira integrada, os temas mais urgentes do cenário local, nacional e global, em prol da difusão de conhecimento e da inspiração de práticas inclusivas.

 

A ESPM Social acredita que pode identificar e promover novas transformações na sociedade. A abordagem alinha diversos atores e instrumentos de atuação no sentido de aprimorar de forma holística diferentes dimensões do conhecimento de seu público.

Voluntariado universitário ESPM

Você estudante da ESPM Rio que tem vontade de se engajar com os membros da comunidade interna em ações solidárias, projetos de impacto, de mobilização para promover a reflexão e a prática da ética corporativa, da responsabilidade socioambiental, da sustentabilidade, inovação social e da inclusão social, saiba que estamos sempre abertos a receber novos participantes. A ESPM Social abre processo seletivo no início de cada semestre letivo, mas possui constantemente vagas para trabalhos e projetos pontuais, se interessou? Então, inscreva-se:

Profissão Social

São oficinas e cursos totalmente gratuitos oferecidos remotamente pela plataforma Google Meet com curta duração, voltados para o público externo que tenham interesse nos temas. Eles são preparados e ministrados pelos voluntários selecionados pela ESPM Social Rio, com a orientação da coordenação docente – Profa. Luciana Cruz) especialista em marketing, comunicação e inovação social. Antes da COVID-19, esses cursos eram realizados presencialmente e durante a pandemia esse projeto foi unificado com a ESPM Social de SP, responsável por todo o conceito e base didático-pedagógica e ESPM Social de POA

Próximas datas:

Marketing – 08/05 – 10h às 13h

Marketing Digital – 10/04 – 10h às 13h

Marketing Digital – 12/06 – 10h às 13h

Formação livre em economia criativa

Por meio da interação de disciplinas e suas entregas acadêmicas, de forma ordenada e concatenada, os estudantes da disciplina de Eventos e Leis de Incentivo conseguem simular a elaboração e a venda de projetos socioculturais a uma banca interna (corpo docente) e externa (gerentes de patrocínio de grandes empresas), auxiliando no aprimoramento acadêmico para professores, alunos e gestores, bem como oportuniza a organização selecionada a entender a área da Gestão de Patrocínios.

Live marketing social

É uma atividade estratégica, mais conhecida como “ações de guerrilha” que acontece por meio de experiências ao vivo com o objetivo promover o engajamento do público a uma determinada causa, é uma adaptação das ações promocionais adotadas por empresas que as utilizam para ativar suas marcas, aumentar as vendas e gerar fidelização dos clientes.

 

Adaptamos a estratégia para realizar ações, campanhas que acontecem ao vivo com a intenção de chamar a atenção para reflexão do público a uma causa.

Organizações que apoiaram:

  • Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro
    Causa: Conscientização do uso da camisinha
  • Instituto Nissan
    Causa: Segurança no Trânsito
  • HeForShe, Asplande e subsecretaria de Politica para Mulheres do Rio de Janeiro
    Causa: Violência contra Mulher

  • Amigança Produções e Clean Up the World
    Causa: Limpeza do Planeta

Consultoria para empreendimentos periféricos e de impacto social

A Consultoria gratuita em marketing, comunicação e gestão para empreendimentos periféricos e de impacto social. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos voluntários da agência experimental a oportunidade de desenvolvimento pedagógico e cidadão por meio da aplicação prática das ferramentas e conhecimento trabalhados no ambiente acadêmico para gerar impacto positivo para a sociedade. A cada semestre são selecionados empreendimentos que, ao final, recebem um plano de ação completo visando aprimoramento do seu desempenho e da visibilidade, propondo soluções para as dificuldades e potencializando suas forças. O propósito é melhorar a eficácia dos serviços prestados pela organização.

Inscreva seu projeto ou organização

Grupo de Pesquisa Social

Inserido no quarto objetivo estratégico da ESPM Social (Produção de Conhecimento), o GPS tem como objetivo central capacitar os voluntários na elaboração de pesquisas dessa natureza, estimulando-os produzir material sistematizado que alimente a produção de publicações sobre estes assuntos, além de fornecer subsídios para outras ações da ESPM Social ou da ESPM. Na parceria estabelecida, o CEDS fornece as condições (temática, prospecção do campo de investigação e orientação docente) e a ESPM Social, a força tarefa dos voluntários para executar a pesquisa, produzir e apresentar o resultado.

ESPM + Sustentável

O Programa ESPM +Sustentável foi criado em 2014 na ESPM Rio para que a ESPM incorporasse o olhar dos estudantes na organização dos seus protocolos sustentáveis (coleta seletiva, descarte correto de lixo, gestão de recursos hídricos e elétricos etc.). 

Com o passar dos anos, como era de se esperar, os estudantes deram vida própria ao programa, expandindo seus objetivos para levar conscientização para toda a comunidade ESPM sobre a pauta da sustentabilidade.

Atualmente, a área atua com a pesquisa e parceria junto a ACAMJG – Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, Clean UP the World, Instituto Clima e Amigança Produções.

Mascote Serena Arara

Idealizada pelos estudantes em parceria com o Studio D, escritório universitário de design da ESPM, a mascote Serena Arara, representa a ESPM Social Rio participando do trote solidário, eventos acadêmicos, solidários e comunitários.

O candidato deverá ser aprovado no Processo Seletivo ENEM de acordo com a classificação indicada no edital.

Organizações parceiras

A ESPM Social agradece a todas as instituições que, de alguma forma, colaboraram para o exercício do voluntariado e o atingimento de seus objetivos estratégicos rumo à formação de profissionais conscientes e cidadãos.

Faça parte dessa rede

Asplande

Acamjing

Casa Amarela

Por Mais um Sorriso

MUCAB

Saberes Periféricos

Movin

Rio de Impacto

MUF

Creative Arte

Benfeitoria

Agência de Inovação UFRJ

Instituto Clima

Impacta Mulher

CIEDS

Teto

Visão do Bem

Instituto Nise da Silveira

Certificações