Fernando Kimura

Professor Fernando Kimura

Fernando Kimura aborda o marketing inconsciente, como relações de marca, atributos e atitudes que refletem na percepção do consumidor. Atuou por 20 anos em marketing e vendas no segmento de tecnologia desenvolvendo programas de marketing para pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil e da Oracle.  Tem formação em administração/marketing, neuromarketing e qualidade em serviços. 
 
Desde que começou a realizar palestras e estudar sobre relação de consumo e percepção, encontrou respostas no mundo das artes, onde ideias visuais, linguagens, vivenciar a pluralidade do mundo das ideias e forma de expressão dos artistas tem uma relação com os negócios –  onde empresas se expressam através das marcas, comunicação, embalagem, da tipografia e gerando emoções através marketing de relacionamento

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.