Formação Social Media 5.0

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 10/8/2025

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Matrículas abertas no site até o dia 10/8/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1754784000, ou enquanto houver vagas.*

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Formação Social Media 5.0: a nova geração de profissionais que dominam IA, exploram novas redes e usam criatividade com propósito para gerar resultados reais nas mídias sociais. Domine habilidades que vão muito além do post: inteligência artificial, plataformas emergentes, análise de dados, automação e criação estratégica. Torne-se o profissional que o futuro das marcas exige — pronto para se adaptar, inovar e liderar em um mundo em constante transformação.

Para quem se destina?

  • Profissionais de mídias sociais que desejam evoluir da execução para a estratégia, usando dados, IA e automação no dia a dia. (Redatores, Designers, Gestores, Analistas, Estrategistas)
  • Social medias freelancers e de agências que buscam se atualizar com as novas plataformas, ferramentas e formatos de conteúdo.
  • Criadores de conteúdo e creators que querem profissionalizar suas entregas e construir autoridade com estratégia.
  • Profissionais de marketing, comunicação ou branding que desejam dominar a lógica das redes sociais de forma integrada e atual.
  • Empreendedores, gestores e líderes de marca que querem fortalecer sua presença digital com estratégias alinhadas ao novo comportamento do consumidor.
  • Estudantes e iniciantes que desejam construir uma base sólida e atualizada para ingressar no mercado com diferencial competitivo.

Programa

O que você vai aprender

  • Evolução da profissão e perfil do social media estratégico
  • Inteligência artificial aplicada à criação, análise e decisões
  • Novas plataformas digitais e modelos de negócio
  • Estratégias de conteúdo com base em dados e funil de conversão
  • Metodologias para personas, jornada e posicionamento de marca
  • Automação de processos e produtividade com ferramentas inteligentes
  • Social listening e análise de dados para insights estratégicos
  • Equilíbrio entre tecnologia e humanização na comunicação
  • Inovação contínua nas mídias sociais
  • Preparação para um mercado em constante transformação
Módulo 1 – O Social Media 5.0 e a Novas Eras das Mídias Sociais
  • A evolução da profissão: do social media tradicional ao Social Media 5.0
  • O conceito de Sociedade 5.0 e sua aplicação no marketing digital
  • A era do Entretenimento como estratégia de sobrevivência
  • A Era da Imaginação e da IA
  • Creator Economy e a Era do mkt de influência
  • Mindset do Social Media 5.0
  • Como equilibrar tecnologia e humanidade nas estratégias de conteúdo
  • O impacto da tecnologia no bem-estar dos profissionais de social media
Módulo 2 – Inteligência Artificial Aplicada ao Social Media
  • Introdução aos conceitos de IA, prompt
  • Ferramentas de IA para otimizar pesquisas, análises e geração de insights
  • Como usar IA para potencializar a criação de conteúdo
Módulo 3 – Redes tradicionais, tipos de público e boas práticas atualizadas
  • Introdução às principais redes sociais Instagram, Facebook, X/Twitter, Pinterest
  • Diferenças de formato, linguagem e comportamento de cada plataforma
  • Boas práticas atualizadas: o que ainda funciona nas mídias sociais (e o que já não faz mais sentido) em 2025
Módulo 4 – Novas Plataformas e Estratégias Digitais
  • Social commerce e a evolução das redes sociais
  • TikTok,Threads, Kawai, TikTok Shop e outras plataformas emergentes
  • Criando estratégias para novas redes sociais e novas formas de engajamento
  • O impacto das mídias sociais na jornada de compra
  • Modelos de negócios da era digital
  • 4.1 TikTok
  • Introdução ao Tiktok, principais características
  • Ferramentas para campanhas, anúncios, tiktokshop e liveshop
  • Ferramentas para inspiração, pesquisa e criativos
Módulo 5 – Estratégias de conteúdo, Personas e Funil de Conversão
  • Metodologias para criação de personas e compreensão de comportamento (Mapa da Empatia, ICP, Value Proposition Canvas)
  • Funil de conversão e jornada do cliente
  • Editoriais e Calendário
  • Gestão de crise
Módulo 6 – Análise de Dados e Estratégias Baseadas em Insights
  • Como coletar e organizar os dados para análise
  • Como transformar métricas em decisões estratégicas
  • Ferramentas para análise de dados e social listening
  • 6.1 Social Listening
  • Sl como estratégia de diferenciação de marca
  • Como analisar sentimento, profundidade do engajamento e interações qualitativas
  • Social listening como fonte de ideias de produtos e campanhas
Módulo 7 – Automação e Produtividade nas Mídias Sociais
  • Compreendendo conceitos de automação, o que são APIs, Pixels, Notion
  • Automação na rotina e otimização de processos do social media
  • Ferramentas de automação para planejamento, criação e distribuição de conteúdo
  • Fluxos de trabalho inteligentes: como automatizar a rotina sem perder a personalização

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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