UGC Creators e Formato UGC para Campanhas de Mídia Online: Briefing, Gestão e Performance

Online ao Vivo

Inscrições até: 10/8/2025

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Matrículas abertas no site até o dia 10/8/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1754784000, ou enquanto houver vagas.*

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Você sabia que o UGC não é novidade? Desde que usuários podem interagir na internet, o User Generated Content (UGC) estava lá como forma de resposta e interação do consumidor com o universo de comunicação e pertencimento da marca.

Em 2024 o trabalho com UGC creators se firmou como uma forte ferramenta no Brasil, mas no mercado estrangeiro é commodity desde 2023, caminhando hoje para uma forma de fazer UGC com foco mais em reações autênticas sobre o produto do que reviews e indicações sobre ele.

Com a evolução do ecossistema da Creator Economy, essa nova categoria de criadores que possuem habilidades de criação e narrativa da plataforma – mas não necessariamente uma audiência própria – surgiu para auxiliar marcas a construirem suas narrativas.

Não para fazerem publis mais baratas, mas sim para serem uma extensão do time criativo e audiovisual das empresas – os UGC creators estão potencializando campanhas digitais com a criação de assets de mídia em massa (casos de uso, depoimentos, criativos etc).

Os conteúdos de formato UGC começaram a tomar conta das estratégias digitais – principalmente para campanhas de mídia paga – diminuindo Custos de Aquisição (CAC) pela metade por trazer uma narrativa que tem a perspectiva e honestidade do usuário do produto, além de baratear a produção por não precisarem acessar o relacionamento desses criadores com suas audiências.

E você como marca: como encontra esse creator? Como incentiva a produção de conteúdo UGC dentro da sua audiência existente? Como gerir esses assets e creators em massa? E como complementar uma estratégia de influência com um trabalho de evidência? Devo roteirizar tudo para um UGC creator ou passar um briefing para co-criação?

Trouxemos a experiência de 4 anos atuando com UGC e UGC creators no mercado internacional e nacional para você conhecer as possibilidades existentes e emergentes para plugar esse formato na sua estratégia.

Para quem se destina?

  • Profissionais de marketing que querem diminuir seus custos de aquisição com novas táticas de mídia
  • Profissionais que trabalham com marketing de influência / creator marketing e querem compreender como utilizar esse novo player do mercado
  • Empreendedores que queiram buscam investir em mídia (paga e orgânica) e querem entender como utilizar o UGC para diminuir seu Custo de Aquisição
  • Creators que querem aprender a se relacionar com marcas e entender como o seu conteúdo pode ser mais assertivo

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são capacitar o profissional a:
  • Montar um pipeline de conteúdo UGC
  • Adicionar o UGC em sua estratégia de mídia, garantindo assets em todos os pontos da jornada
  • Selecionar, recrutar, negociar e criar parcerias de trabalho a longo prazo com criadores de conteúdo UGC;
  • Realizar um briefing para ações de marca e parcerias a longo prazo com creators UGC;
  • Analisar criativos formato UGC e tomar decisões de otimização em parceria com o time de performance;
  • Dominar as melhores práticas de edição de criativos formato UGC;
AULA 1: Creator Economy e o Surgimento do UGC (User Generated Content) (3h)
  • Ecossistema da Creator Economy: visão brasileira e mundial
  • Quem é o UGC creator e o que é o UGC? (E porque ele não é um influenciador)
  • Como marcas estão duplicando faturamento com uso do UGC
  • UGC no Brasil x UGC mundial
AULA 2: Estratégias de Marketing com UGC (3h)
  • Marketing de Influência com UGC
  • Anúncios de Mídia Paga Online com UGC
  • TikTok Shop com UGC
  • Dissecação de case real + projeto prático
AULA 3: Criação de Roteiros para Criativos Formato UGC (3h)
  • Ângulos e Formatos Criativos
  • Buscando inspirações e analisando concorrentes
  • Frameworks de roteiro (blocos de conteúdo)
  • Prompt de IA para roteiros
AULA 4: Gestão e Contratação de Criadores de Conteúdo UGC (3h)
  • Encontrando, negociando e contratando UGC creators para sua campanha
  • Criação de briefing para UGC creators
  • Inteligência Artificial x UGC: onde estamos e para onde vamos
  • Players e plataformas do mercado
  • Projeto prático: criação de roteiro com briefing e case de marca real
AULA 5: Creative Strategy e Análise de Criativos Formato UGC (3h)
  • Métricas de Storytelling e KPIs de Performance
  • Interpretando dados para tomada de decisões
  • Como gerar relatórios com conteúdo UGC
AULA 6: Projeto Prático e Construção de Portfólio (3h)
  • Apresentação do projeto prático com feedback
  • Retomar o ciclo completo da ideia até a execução

Quando acontece?

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

 

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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