Ricardo Garcia Costa

Ricardo Garcia Costa

Formado em Administração de Empresas pela UNA-BH, possui MBA em Gestão de Negócios (FGV EAESP), especialização em Valuation e Métricas Esalq/USP e Mestrado em Agronegócios (FGV EESP).

Mais de 30 anos de atuação em empresas varejistas e atacadistas de grande e médio porte, incluindo Carrefour, Walmart, Grupo Big, Grupo Pão de Açúcar, Mambo e Makro.

Atuou nas áreas de operações e comercial, como diretor de loja, diretor regional e diretor comercial sênior para todas as áreas comerciais (PGC e Perecíveis).

Possui vasta experiência na implantação de negócios, na elaboração de planejamento estratégico, em negociação varejo X indústria e na liderança e treinamento de equipes de alta performance.

Atualmente trabalha como Sênior Advisor na Kearney e na WeSail como Sênior Expert, implantando treinamento e ferramentas para equipes comerciais, gerenciamento de categorias e pricing.

Sócio-fundador da Escudeiro e Garcia Educação. Coordenador técnico e professor da 1ª pós-graduação em varejo alimentar do Brasil, em parceria com a ESPM – início março/26.

Meus cursos na ESPM

Uma parceria com Deda & Lemos e Rede Bahia

13/03/2026

Híbrido

Salvador – BA

21/03/2026

Hyflex​

São Paulo – ESPM Tech

Translate

According to your choice