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Sobre
O curso aprofunda o entendimento sobre o consumidor a partir de uma abordagem que une dados, ciências do comportamento e do consumo. O Master amplia a análise para além dos indicadores e métricas, explorando como desejos, expectativas e necessidades (biológicas, psicológicas e socioeconômicas) influenciam a jornada de compra e consumo de produtos, serviços e marcas.
Ao longo da jornada, estudantes desenvolvem competências para antecipar tendências e compreender as novas práticas de consumo na era omnichannel, da busca ao pós-consumo. O aprendizado combina teoria e aplicação prática, com métodos de pesquisa centrados na experiência do usuário e microssegmentação para estratégias de marketing e comunicação.
Após o curso, o profissional sai preparado para interpretar comportamentos e traduzir insights em ações estratégicas, capazes de gerar valor para marcas e negócios. Esse repertório permite criar e reposicionar marcas, planejar experiências relevantes e tomar decisões orientadas por dados e comportamento humano em diferentes segmentos do mercado.
Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.
A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo.
Os benefícios oferecidos pela Vogue são: convites do leader in class; acesso ao conteúdo da Vogue Digital (1 ano de cortesia para o app Globo Mais); divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital; benefícios para eventos Vogue e encontro anual com a Redação.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
A quem está se preparando para tomar decisões e elevar o escopo e influência: Seu público são analistas e gerentes de marketing, planners de conteúdo, gestores de shopper & trade marketing, gestores de CX e CRM, BI e CMI.
Proporciona uma maior compreensão da jornada de compra e consumo (busca, transação, uso e pós-consumo) de produtos, serviços e marcas.
Capacitar estudantes a desenvolverem um mindset customer-centric na criação e gerenciamento de propostas de valor aderentes aos mais diferentes e diversos públicos e mercados.
Pesquisa e coleta de dados para planejamento e execução de pesquisas, análise e interpretação de dados para entender o comportamento do consumidor. Desenvolvimento de propostas de valor e estratégias customer-centric.
Descobrir e analisar novos padrões comportamentais, lifestyles e tendências de comportamento e consumo e mapear cenários futuros e pensar previsões estratégicas para diferentes públicos e mercados.
Interpretar e aplicar não apenas insights oriundos de dados quantitativos, mas desenvolver uma visão estratégica mais humana através de um maior entendimento da cultura, crenças, atitudes e intenções dos consumidores.
O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.
O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.
A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.
A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.
matriz curricular
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
Identificando tensões e desafios associados às práticas de consumo. A partir da visão antropológica, os alunos pensam o consumo não apenas como um ato econômico, mas como uma prática carregada de significados, valores sociais e culturais que variam conforme o contexto. A disciplina também envolve a formulação de estratégias investigativas para examinar problemas reais relacionados ao consumo, desenvolvendo pensamento crítico e visão humanista para a análise desses processos sociais. Serão aplicadas metodologias ativas, incluindo projetos e exercícios de campo, com a finalidade de aprofundar a compreensão e o debate sobre as relações éticas entre cultura, sociedade e consumo.
Expõe uma visão geral sobre o conhecimento do cérebro, suas estruturas, fisiologia e princípios evolutivos. Explora aspectos-chave do comportamento do consumidor, considerando aspectos de funcionamento do cérebro, exemplo das emoções como base de todos os comportamentos humanos e as diferenças principais entre a mente masculina e feminina. Parte de exemplos práticos de aplicação do conhecimento neurocientífico à pesquisa de marketing e ao comportamento do consumidor.
Por que tantas vezes consumidores decidem de forma diferente do que havíamos planejado? Esta disciplina parte dessa pergunta para introduzir ao aluno fundamentos da Psicologia Cognitiva e da Economia Comportamental aplicados ao consumo. São explorados processos como percepção, atenção, memória e julgamento, conectados a vieses cognitivos e heurísticas que influenciam a tomada de decisão na prática. Também discutimos como emoções, crenças e valores moldam escolhas e padrões de consumo. O curso traz ferramentas e modelos práticos usados pelo mercado para diagnosticar barreiras comportamentais, criar intervenções e testar seus efeitos de forma rigorosa. Abordamos conceitos de arquitetura de escolhas e nudges, com exemplos em campanhas de comunicação, estratégias de varejo, pontos de venda e lançamentos de produtos. Ao final, estará apto a aplicar em sua prática profissional os conhecimentos apresentados e as ferramentas utilizadas na disciplina.
A gigantesca disponibilidade de informação não necessariamente melhora a tomada de decisão dos profissionais e/ou empresas. A forma como se estrutura e analisa as informações é que poderão contribuir para estratégias assertivas e execução de planos direcionados e com maior chance de sucesso. Conectar dados de mercado com insights sobre os consumidores é um grande diferencial. A disciplina tem por objetivo capacitar profissionais para atuarem estrategicamente na análise e interpretação de dados de mercado e comportamento do consumidor, transformando informações em insights valiosos para tomada de decisão, inovação e vantagem competitiva nas organizações. Serão estudadas a importância, papel e potencial da área de Inteligência de mercado, a dinâmica da disseminação da informação, a execução estratégias centradas na análise sobre o comportamento do consumidor e suas interações com o mercado de forma a munir os stakeholders na tomada de decisões.
Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing. Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente online.
Cada vez mais empresas e marcas procuram entender e criar estratégias para atuar com sucesso no presente e no futuro – próximo ou longínquo. Com isso, surge a necessidade das empresas em entender alguns sinais com relação a mudança do comportamento do consumidor que anunciam o que está por vir e saber como interpretá-los e utilizá-los, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Junto a isso, o entendimento do papel do Consumer Insights dentro de uma organização e como chegar a insights no processo de inovação. Essa disciplina visa apresentar como estudar o fenômeno das tendências e de que forma podemos estruturar um capital de conhecimento, resultante da forma como os consumidores se comportam, que permita a construção de valor e de diferenciação.
Muito se fala hoje da relevância da Inteligência Analítica, fundamentada pela Inteligência Artificial (análise computacional) aplicada a bases de dados, como ferramental para processos de decisão. Mas como o futuro realmente acontece e qual é a importância estratégica das análises preditivas? A disciplina visa capacitar os alunos a compreenderem a tríade que define as transformações da sociedade: motivação, contexto e resultados. Considerando o Homo Sapiens 1.0 como nossa constante, conheceremos os processos arquetípicos de decisão e discutiremos alguns dos modelos mais utilizados para construção de cenários futuros. Utilizando um desses modelos, desenvolveremos um “case” de aplicação como inspiração para inovação estratégica (modelo Acumem | Future Castles´ Stones). Finalizaremos com a preparação dos canvas de modelos de negócio para as inovações concebidas pelo grupo.
Você já parou para observar o varejo e seus produtos por meio do olhar do shopper? O que exatamente os seres humanos fazem na loja? Shoppology é a ciência que estuda os hábitos e atitudes da pessoa durante a sua jornada de compra, para então transformar este conhecimento em planos de ação de sucesso. O entendimento do comportamento de compra e dos processos decisórios envolvidos auxilia na criação de Insights que devem direcionar as estratégias de marketing tanto da indústria como do varejo. O segredo do sucesso em loja é se tornar relevante para o shopper, por isso, essa disciplina auxiliará no entendimento de todas as etapas que envolvem a jornada de compra e consumo- impulsionado assim a identificação de gatilhos que estimularão a compra de determinada categoria/ item.
Apresenta os principais conceitos e modelos em User Research, Teoria do Processamento, IHC (interação humano computador), métricas de teste de usabilidade, uso de dados de campo para guiar tomada de decisão, interpretação e análise de resultados de pesquisa, modelos de apresentação executiva.
A disciplina, também, visa discutir as abordagem e conceitos do Service Design Thinking. A importância do entendimento do usuário como meio para inspirar e avaliar soluções no processo de criação de produtos e serviços; A inovação como forma de entrega de melhores serviços às pessoas.
Em um mundo cada vez mais moldado por algoritmos e inteligência artificial, a necessidade de compreender a complexa interação entre humanos e máquinas nunca foi tão clara. Esta disciplina surge da urgência de decifrar como os sistemas de IA influenciam nossas vidas, desde a saúde mental até a tomada de decisões democráticas, e de equipar os alunos com as ferramentas críticas para navegar e moldar esse cenário em evolução. Ao explorar os fundamentos da IA, os vieses algorítmicos, a governança ética e a alfabetização algorítmica, buscamos formar cidadãos e profissionais capazes de questionar, inovar e investigar a interação humano-algoritmo.
A disciplina tem como objetivo discutir os principais conceitos e modelos para a gestão do relacionamento e da experiência do cliente, customer journey mapping, valor para o cliente, a lealdade e a fidelidade, fatores que levam a fidelização do cliente. A disciplina abordará o entendimento do consumidor no pós-compra e quais são os fatores essenciais para ampliar a percepção de valor entre o pré e o pós-compra, bem como o entendimento da importância da análise acurada do life time value para maximizar a sensação de satisfação do consumidor.
A disciplina apresenta o overview geral em Pesquisa de Mercado, iniciando com sua história ao longo das décadas até os dias atuais.
Através desta história, a matéria aborda tópicos relevantes para a atualidade, como as metodologias ágeis, as analises comportamentais que levam à construção de “personas” para desenvolvimento das marcas, princípios de customer experience e seus KPIS principais aplicados à modelos clássicos e aos novos modelos que usam metodologias ágeis e finaliza em conceitos de teoria dos jogos que são os princípios de gamificação de preços que as marcas usam para promocionar, mudar ou aumentar seus preços diante de cenários competitivos.
Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso. Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, aspecto mercadológico sobre o qual se necessitam informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido. O trabalho terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações possuem atividades online pontuais.
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faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática. Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.
Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação acadêmica ESPM
O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.
Coordenação geral do Curso
O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.
O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
Após essa data:
Em até:
OU
À vista
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento de taxa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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