Airton Rodrigues

Airton Rodrigues

Especialista em neurociência do consumidor, com mais de 25 anos de experiência em pesquisa de mercado. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, possui MBA em Marketing pela USP/FUNDACE(RP), Mestrado em Psicologia e Doutorado em Psicologia pela USP-RP, além de estar realizando Pós-Doutorado em Farmácia na UNIFESP. Autor de diversos livros, artigos e capítulos em publicações nacionais e internacionais, possui mais de 15 anos de experiência acadêmica e atualmente é docente da FATEC e diretor técnico do Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor (NENC). Ele também tem parcerias em projetos de pesquisa com outras instituições de ensino de renome, como UNIFESP, UFPel, UNIRIO e UFPR. Nos últimos 10 anos, dedicou-se a metodologias de neurociência aplicada em estudos quantitativos e qualitativos. Nos últimos 5 anos, liderou o desenvolvimento de metodologias e tecnologias proprietárias para utilizar a neurociência no escopo de pesquisa de mercado, incluindo soluções de eyetracking (on line), codificação facial, testes implícitos, eletroencefalografia, eletrocardiograma e resposta galvânica da pele, além de softwares próprios de coleta de dados e processamento de sinais. Alguns destes equipamentos estão operando em importantes universidades e centros de estudo de consumidores. Trabalhos realizados (direta ou indiretamente) para empresas líderes em seus respectivos segmentos, como Ajinomoto, Grupo Boticário (O Boticário, Vult, Eudora, Quem Disse Berenice), Natura, Pepsico, Nestlé, L’Oreal, Coty, Firmenich, Givaudan, Symrise, Mane, Ambev, Colgate, Libbs, IFF, Roche, Johnson & Johnson, Bimbo, Pullmann, P&G, Unilever, Cory, entre outras. Além da área de mercado, ele também realizou projetos para partidos políticos

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.