Visão Institucional
Home A ESPM

Visão Institucional

Excelência e Perenidade

Excelência, de forma a garantir aos nossos estudantes uma formação que os equipe para obter o sucesso profissional necessário para honrar sua alma mater. Perenidade, porque o compromisso da escola com nossos estudantes é de que a ESPM esteja firme e forte, com a qualidade e reputação cada vez maiores, daqui a dez, vinte, cinquenta anos, de forma a honrar o diploma que eles levarão daqui.

No momento em que um estudante nos escolhe, e nós o aceitamos, assumimos com ele e com sua família um compromisso para toda a sua vida. Porque o estudante e sua família nos confiam não só o dinheiro das mensalidades, que já é muito. Eles nos confiam também quatro anos da vida.

E, como se isso tudo já não bastasse, nos confiam ainda o que têm de mais valioso: o futuro desse menino ou menina. Enquanto os já adultos que fazem os cursos de pós-graduação, depositam em nós suas esperanças de uma vida melhor. É difícil imaginar outro setor com tamanha responsabilidade.

A obrigação de bem formar e bem preparar é somente o começo de nosso compromisso. Nossos ex-estudantes precisarão da ESPM não pelo tempo de estudo, mas por toda a vida profissional.

Daqui a 30 anos eles precisarão que a ESPM, sua “Alma Mater”, esteja firme e forte, reconhecida e valorizada. Daqui a 30 anos nossos ex-estudantes têm que poder encher o peito, erguer a cabeça e dizer com orgulho: “Eu me formei na ESPM”.

É desse tamanho o nosso compromisso. Excelência e Perenidade. Buscar excelência e garantir perenidade é obrigação de qualquer escola. Nossa, em especial, porque não somos qualquer escola, somos a ESPM.

MISSÃO

Gerar valor para a sociedade formando líderes transformadores.

VISÃO

Ser a mais importante instituição de ensino, aprendizagem e pesquisa – em comunicação, gestão e tecnologia – orientada para o mercado.

VALORES

  1. Defesa da ética e da verdade.
  2. Defesa da educação.
  3. Defesa dos sistemas políticos que se baseiam na representação pelo voto livre e no respeito aos direitos do cidadão.
  4. Respeito a Constituição e aos valores fundamentais da sociedade.
  5. Defesa livre iniciativa e da liberdade de expressão.
  6. Estímulo a ascensão humana e social.
  7. Valorização da diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.
  8. Estimulo a cidadania.
  9. Respeito as pessoas, aos seus direitos e as suas escolhas.

História

A ESPM nasceu em 1951, quando um grupo de publicitários e empresários da mídia, liderados por Rodolfo Lima Martensen, apoiados pelo então diretor do Masp, Pietro Maria Bardi e pelo lendário Assis Chateaubriand, teve a visão de que somente com uma escola de excelência teríamos no Brasil uma indústria da comunicação forte e desenvolvida.

Foi da grandeza deste ideal de nossos fundadores que a ESPM foi criada, pelo mercado e para o mercado. A escola na qual, desde sempre, “Ensina quem faz”.

Ao longo dos anos sob a direção de Martensen, Hugo Scherb, Francisco Gracioso, Luiz Celso de Piratininga e José Roberto Whitaker Penteado, a ESPM chegou aos dias atuais com campi em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, cerca de 15.000 estudantes e 600 professores, 8 cursos de graduação, pós, mestrados, doutorados.

Conselho e Diretoria

Presidente

Dalton Pastore Jr.

Vice-presidentes

Alexandre Gracioso
Vice-presidente Acadêmico e de Graduação

 

Elisabeth Dau Corrêa
Vice-presidente Administrativo-Financeira

Diretoria

Flávia Flamínio
Diretora Nacional de Operações Acadêmicas

 

Luiz Fernando Garcia
Diretor Nacional de Educação Continuada

Conselho Deliberativo

Armando Ferrentini - Presidente

Atual presidente do Conselho Deliberativo da ESPM, preside também a Abracomp (Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda) e a Editora Referência, que edita o Propmark e as revistas Propaganda e Marketing. Foi presidente da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing) e diretor comercial do Diário Popular.

Luiz Lara - Vice-Presidente

Publicitário, sócio e fundador da Lew’Lara\TBWA e chairman do Grupo TBWA no Brasil. É vice-presidente dos conselhos deliberativos do Cenp e do Conar. Também presidiu a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e organizou, junto com Dalton Pastore, o 4º e o 5º Congresso da Indústria da Comunicação

Roberto Duailibi - Vice-Presidente

Ao lado de Francesc Petit e José Zaragoza, fundou a DPZ, atual DPZ&T, onde atualmente é conselheiro emérito. Redator publicitário, cultivou e valorizou a surpresa criativa, foi professor e diretor de cursos da ESPM.

Sérgio Silbel Soares Reis - Vice-Presidente

Foi diretor de Marketing do Banco Bamerindus, vice-presidente da Editora Abril, secretário de comunicação da Presidência na gestão FHC, secretário de comunicação do Estado de São Paulo, no Governo Mario Covas, e diretor de Marketing do Grupo Positivo. Hoje, é consultor de marketing.

Alexandre Periscinoto

  Fundador e sócio da Almap/BBDO, implantou no país o conceito das duplas de criação. Primeiro brasileiro a compor o júri do Festival de Cannes, também foi secretário de comunicação da Presidência da República e presidente da 20ª Bienal de São Paulo.

Armando Strozenberg

Chairman Brasil da Z+/ Havas Group, é também presidente da 3ª Câmara de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), sócio da Casa do Saber e integra o Conselho do MAM e da Orquestra Sinfônica Brasileira. De 1963 a 1976, atuou como repórter, redator, correspondente internacional e editor.

Décio Clemente

Foi diretor de eventos e publicidade da Fiat Automóveis, vice-presidente de marketing do Citibank, vice-presidente de Marketing do Santander e comentarista de Marketing do Jornal da Manhã da Jovem Pan. É presidente da Dclemente & Associados.

João Vinicius Prianti

Economista, trabalhou durante 37 anos na Unilever em várias posições, até ocupar o posto de CEO da empresa no México, Colômbia, Venezuela e Brasil. Atua como conselheiro em várias empresas, como Grupo Boticário, Votorantim Cimentos e Marilan.

José Carlos de Salles Gomes Neto

Fundador e presidente do Grupo M&M, que edita o jornal Meio & Mensagem, foi presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) e chairman do 33º Congresso Mundial de Revistas (2001). Além da ESPM, é membro do Conselho Consultivo da ABM&N, da ANER e do IAB Brasil.

Luiz Carlos Dutra

Membro do Conselho Consultivo da Camargo Corrêa S.A, foi vice-presidente da Unilever, diretor da Johnson&Johnson, vice-presidente de relações institucionais da Votorantim, presidente da ABA e sócio-diretor da FSB Consumo.

Orlando Marques

Formado em Propaganda pela ESPM, fez extensão no IMD/Lausanne-Suíça, atuou na Editora Abril, no grupo Estado, na Bandeirantes e na TV Globo. Foi CEO da Publicis Brasil e presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). É chairman da Kantar Ibope Media e partner de investimentos da Centria Partners.

Conselho Fiscal

Maria Judith Brito - Presidente

Diretora-superintendente do Grupo Folha, empresa na qual trabalha há 28 anos, também é vice-presidente do Conselho de Administração do Universo Online (UOL). Foi presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), do Sindijore (Sindicato de Jornais e Revistas de São Paulo) e do Seinesp (Sindicato das Empresas de Internet do Estado de São Paulo).

João De Simoni Soderini Ferracciù

Pioneiro no marketing promocional, foi o principal executivo da área na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na J. Walter Thompson, antes de fundar o Grupo De Simoni Associados. É dele a lapidar frase: “Eu não fiz a ESPM − Ela que me fez!”.

José Heitor Attílio Gracioso

Formado em Marketing e Propaganda pela ESPM, foi diretor comercial e presidente do board do Grupo Antarctica. A partir de 2000, passou a ser conselheiro da AmBev e presidente da Fundação Zerrenner, uma das acionistas controladoras da AmBev.

João Batista Simon Ciaco – Suplente

Foi executivo da Unilever e da Eastman Kodak. É diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina, engenheiro, administrador de empresas e doutor em Comunicação e Semiótica.

Conselheiros Associados

Adriana Cury

Foi diretora de criação da Almap/BBDO, vice-presidente de criação da Ogilvy e presidente da McCann Erickson. Hoje, administra a AC Consultoria, especializada em branding e comunicação.

Alexandre Periscinoto

Fundador e sócio da Almap/BBDO, implantou no país o conceito das duplas de criação. Primeiro brasileiro a compor o júri do Festival de Cannes, também foi secretário de comunicação da Presidência da República e presidente da 20ª Bienal de São Paulo.

Andrea Salgueiro Cruz Lima

Economista, vice-presidente executiva global de condimentos da Unilever e responsável por gerenciar um portfólio de 35 marcas. Integrou o Advisory Board do Facebook. Em 2014, recebeu o título Women to Watch, da revista Adverstising Age/Meio & Mensagem.

Antonio Jacinto Matias

Integrou o Comitê Executivo do Banco Itaú, foi vice-presidente da Fundação Itaú Social, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e do board da Mastercard. É consultor nas áreas de cultura, marketing e educação e membro de diversos conselhos empresariais.

Antonio Fadiga

Trabalhou na BBDO, Leo Burnett, Young & Rubicam e Fischer, foi articulista da Meio & Mensagem, recebeu o título Profissional do Ano pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e pelo Prêmio Colunistas. Em 2014, assumiu a Artplan São Paulo como sócio e CEO.

Armando Ferrentini

Atual presidente do Conselho Deliberativo da ESPM, preside também a Abracomp (Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda) e a Editora Referência, que edita o Propmark e as revistas Propaganda e Marketing. Foi presidente da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing) e diretor comercial do Diário Popular.

Armando Strozenberg

Chairman Brasil da Z+/ Havas Group, é também presidente da 3ª Câmara de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), sócio da Casa do Saber e integra o Conselho do MAM e da Orquestra Sinfônica Brasileira. De 1963 a 1976, atuou como repórter, redator, correspondente internacional e editor.

Claudio Carillo

Profissional de criação, redator e compositor de jingles, premiado em todos os festivais de publicidade. Foi diretor de criação da Fischer e sócio-fundador da Carillo Pastore.

Claudio de Moura Castro

Especialista em educação, lecionou na Universidade de Chicago, na Universidade de Genebra e na Universidade da Borgonha. Foi diretor geral da Capes, secretário executivo do Centro Nacional de Recursos Humanos e técnico do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Tem 50 livros e mais de 300 artigos publicados.

Décio Clemente

Foi diretor de eventos e publicidade da Fiat Automóveis, vice-presidente de marketing do Citibank, vice-presidente de Marketing do Santander e comentarista de Marketing do Jornal da Manhã da Jovem Pan. É presidente da Dclemente & Associados.

Flavio Faveco Corrêa

Jornalista e publicitário, foi presidente da Ogilvy Brasil, América Latina, Caribe e África. Também foi presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), das Organizações Propeg, da Soluziona Consultoria de TI e CEO da Brazil Trade Shows. Hoje, preside a Brandmotion Consultoria e boutique de M&A.

Francisco Gracioso

Administrador, publicitário e profissional de Marketing, com longa experiência em cargos de direção e em consultoria internacional. Dirigiu, por mais de 30 anos, a Associação Brasileira de Alumni do IMD. É autor de diversos livros sobre Planejamento Estratégico, Marketing e Propaganda. Foi presidente da ESPM por 26 anos.

Francisco Mesquita Neto

Presidente executivo e membro do Conselho de Administração do Grupo Estado, também é vice-presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e coordenador do Comitê de Liberdade de Imprensa da entidade. Foi CEO da Totalcom e da Unialco.

Giancarlo Civita

Formado em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduado em Administração pela Harvard Business School, ingressou no grupo Abril em 1982, como trainee da gráfica até chegar à presidência. Em 2013, assumiu a Presidência do Conselho do Grupo Abril e o cargo de chairman da AbrilPar.

Jayme Sirotsky

Presidente emérito e membro do Conselho de Acionistas do Grupo RBS, onde iniciou suas atividades em 1962. Fez carreira na rede gaúcha de rádio e TV, até chegar à presidência, em 1986. Também foi presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e um dos fundadores do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

João Batista Simon Ciaco

Foi executivo da Unilever e da Eastman Kodak. É diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina, engenheiro, administrador de empresas e doutor em Comunicação e Semiótica.

João Carlos Saad

Trabalha na indústria das comunicações desde 1968, iniciou sua carreira no rádio, seguindo o exemplo de seu pai João Jorge, fundador do Grupo Bandeirantes. É fundador da ABRA, Tenente Cavalaria/R2 e atual presidente do Grupo Bandeirantes.

João De Simoni Soderini Ferracciù

Pioneiro no marketing promocional, foi o principal executivo da área na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na J. Walter Thompson, antes de fundar o Grupo De Simoni Associados. É dele a lapidar frase: “Eu não fiz a ESPM − Ela que me fez!”.

João Roberto Marinho

Economista e jornalista, fez carreira no jornal O Globo e na Rede Globo de Televisão. É vice-presidente do Grupo Globo e vice-presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).

João Vinícius Prianti

Economista, trabalhou durante 37 anos na Unilever em várias posições, até ocupar o posto de CEO da empresa no México, Colômbia, Venezuela e Brasil. Atua como conselheiro em várias empresas, como Grupo Boticário, Votorantim Cimentos e Marilan.

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho

Iniciou sua trajetória em 1950, na Rádio Clube do Brasil. Na TV, dirigiu a TV Paulista, a TV Rio, a TV Excelsior, a TV Tupi até chegar à Rede Globo, em 1967, onde atuou até 1998. Cinco anos depois, inaugurou a Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo.

José Carlos de Salles Gomes Neto

Fundador e presidente do Grupo M&M, que edita o jornal Meio & Mensagem, foi presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) e chairman do 33º Congresso Mundial de Revistas (2001). Além da ESPM, é membro do Conselho Consultivo da ABM&N, da ANER e do IAB Brasil.

José Heitor Attilio Gracioso

Formado em Marketing e Propaganda pela ESPM, foi diretor comercial e presidente do board do Grupo Antarctica. A partir de 2000, passou a ser conselheiro da AmBev e presidente da Fundação Zerrenner, uma das acionistas controladoras da AmBev.

Luiz Antonio Viana

Engenheiro mecânico, foi CEO do Grupo Pão de Açúcar, da Petrobrás Distribuidora (BR) e da NET, além de diretor do Grupo Ultra. Foi conselheiro do MAM-SP, da FIESP e de grandes empresas como Iochpe, TAM, CVC, Helbor e Pão de Açúcar.

Luiz Carlos Brandão Cavalcanti Jr.

Diretor executivo de canais digitais, inovação e next do Banco Bradesco, formado em Ciências Econômicas, atua no setor bancário desde 1983, foi presidente e é atual participante do Conselho do Banco 24horas.

Luiz Carlos Dutra

Membro do Conselho Consultivo da Camargo Corrêa S.A, foi vice-presidente da Unilever, diretor da Johnson&Johnson, vice-presidente de relações institucionais da Votorantim, presidente da ABA e sócio-diretor da FSB Consumo.

Luiz Lara

Publicitário, sócio e fundador da Lew’Lara\TBWA e chairman do Grupo TBWA no Brasil. É vice-presidente dos conselhos deliberativos do Cenp e do Conar. Também presidiu a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e organizou, junto com Dalton Pastore, o 4º e o 5º Congresso da Indústria da Comunicação

Marcello Serpa

Formado em Design na Alemanha, trabalhou nas agências GGK e R.G. Wiesmeir. No Brasil, passou pela DPZ e DM9DDB e em 1993 tornou-se sócio da AlmapBBDO, junto com José Luiz Madeira, até 2015.

Maria Judith Brito

Diretora-superintendente do Grupo Folha, empresa na qual trabalha há 28 anos, também é vice-presidente do Conselho de Administração do Universo Online (UOL). Foi presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), do Sindijore (Sindicato de Jornais e Revistas de São Paulo) e do Seinesp (Sindicato das Empresas de Internet do Estado de São Paulo).

Octávio Florisbal

Publicitário formado pela ESPM, atuou nas agências JWT, Norton e Lintas. De 1982 a 2012, dirigiu a Central de Marketing, Superintendência Comercial e Direção Geral da TV Globo. Em 2013 fundou e o Instituto Helena Florisbal, que apoia 36 entidades filantrópicas.

Orlando dos Santos Marques

Formado em Propaganda pela ESPM, fez extensão no IMD/Lausanne-Suíça, atuou na Editora Abril, no grupo Estado, na Bandeirantes e na TV Globo. Foi CEO da Publicis Brasil e presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). É chairman da Kantar Ibope Media e partner de investimentos da Centria Partners.

Percival Caropreso

Foi gerente geral e diretor de criação da McCann-Erickson Brasil e América Latina de 1991 até 2005. Desenvolve, desde os anos 90, ações de marketing, comunicação, posicionamento e cultura empresarial voltadas para o setor de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.

Roberto Duailibi

 Ao lado de Francesc Petit e José Zaragoza, fundou a DPZ, atual DPZ&T, onde atualmente é conselheiro emérito. Redator publicitário, cultivou e valorizou a surpresa criativa, foi professor e diretor de cursos da ESPM.

Roberto Martensen

Engenheiro civil e administrador de empresas, foi diretor de expansão e desenvolvimento do Grupo Pão de Açúcar, diretor da BHM/Tangram e superintendente do Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores (CNEC). Atualmente dirige a Romart Consultoria.

Sergio Amado

Jornalista e publicitário, iniciou sua trajetória na Vox Propaganda. Trabalhou na filial baiana da Standard Ogilvy & Mather, fundou a Divisão Associados e foi sócio da Denison. Em 1997, assumiu o comando da Ogilvy Brasil e, em 2018, foi nomeado country manager do Grupo WPP no Brasil.

Sérgio Silbel Soares Reis

Foi diretor de Marketing do Banco Bamerindus, vice-presidente da Editora Abril, secretário de comunicação da Presidência na gestão FHC, secretário de comunicação do Estado de São Paulo, no Governo Mario Covas, e diretor de Marketing do Grupo Positivo. Hoje, é consultor de marketing.

Thomaz Souto Corrêa

Começou no Jornalismo em 1957, no jornal O Estado de S. Paulo. Em 1963 foi para a Editora Abril, onde chegou a vice-presidente e diretor editorial. Hoje é vice-presidente do Conselho Editorial e consultor editorial do Grupo Abril. Foi presidente do Conselho Diretor da FIPP (Fédération Internationale de la Presse Périodique) e da ANER (Agência Nacional de Editores de Revistas.

Waltely de Oliveira Longo

Foi executivo da J.W.Thompson, da Lintas, da Ogilvy e da BBDO. Em 1995, assumiu a Presidência da MPM-Lintas no Brasil e, nos anos 2000, foi presidente e CEO do Grupo Y&R. Criou a TV Mulher e Mãe e foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Mídia Digital Out of Home (ABDOH).

Uma Instituição reconhecida pela competência, seriedade e tradição

Concebido pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística em 2011 para celebrar o 60º aniversário de fundação da ESPM, o Brasão de Armas transmite o status acadêmico conquistado pela ESPM em comunicação, marketing e gestão, devido à sua capacidade de preparar profissionais com postura ética e de liderança, imbuídos da responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e das empresas no Brasil e no exterior.

nac-inst-brasao-espm-heraldica

Escola de vanguarda, pioneira e reconhecida como referência nacional, a ESPM é também uma organização experiente como as demais tradicionais instituições de ensino internacionais, mérito alcançado graças a suas ações que vão além da sala de aula.

Brasão ESPM

Um Símbolo que Transmite a Grandeza da Instituição

nac-inst-brasao-heraldica

Na parte superior do escudo está o sol heráldico que representa glória, eternidade, fama, verdade e munificência. A cor vermelha simboliza ousadia, valor, valentia, ânimo, grandeza de alma e magnanimidade. Seus raios aparentes, em número de 16, conservam 8 deles com o esmalte ouro, metal da Armaria luso-brasileira que transmite fé, nobreza, força, sabedoria, vigor, poder, fidelidade, potência, circunstância, riqueza, tolerância e firmeza.

 

Na parte de cima do corpo do Brasão de Armas, vemos os caracteres gráficos da marca ESPM sobre esmalte branco, indicativo de esperança, pureza, eloquência, limpeza, beleza, verdade, franqueza e felicidade.

 

Na parte vertical inferior, branca, à esquerda, está inserida a imagem de um galo, figura abstrata criada pelo publicitário, escritor e pintor catalão, Francesc Petit Reig. O galo, símbolo da comunicação, é emblema de guerreiro valente, bravo e vigilante.

 

No campo vermelho, parte inferior à direita, destaca-se a figura de uma mão humana. Trata-se de uma reprodução original da Caverna das Mãos, localizada no Parque Nacional Histórico da cidade de Perito Moreno, Patagônia (Argentina), considerado patrimônio mundial pela Unesco em função da riqueza artística rupestre de pinturas feitas há mais de 10 mil anos. Essa mão humana representa a arte em todas as suas manifestações, emoções, paixões e formas, simbolizando: saber, engenho e arte.

 

Na Armaria luso-brasileira, representa o poder.Docet qui facitdiz respeito à filosofia de ensino implantada desde os seus primórdios: ensina quem faz. O dístico MCMLI designa o ano de 1951, data de fundação da ESPM.

Parceiros Fundo de Bolsas