ESPM > Blog >

9 habilidades que o profissional do futuro precisa ter

Especialistas de diferentes áreas listaram as competências que julgam indispensáveis para os profissionais do futuro. Confira a lista

 

Diante de um mundo em intensa transformação, onde novas ocupações e profissões surgem a cada instante e que está sendo impactado fortemente pela inteligência artificial, é essencial que o profissional do futuro desenvolva mais habilidades e competências.

 

Segundo Danilo Torini, professor do ESPM LifeLab, no decorrer da vida as pessoas focam em uma aprendizagem significativa, baseada no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais e “todo esse processo de aprendizagem e de autodesenvolvimento não pode estar descolado do contexto social, político e econômico em que estamos inseridos”.

 

Torini defende que o ideal seria os profissionais desenvolverem habilidades de aprendizado contínuo e de adaptação ágil às novas informações, além de dominar tecnologias emergentes e de se adequar a mudanças no ambiente de trabalho. Essas competências não só preparam os profissionais para lidar com as rápidas transformações tecnológicas, mas também os tornam mais resilientes frente a mudanças econômicas, sociais e de mercado, garantindo sua relevância e competitividade em suas trajetórias profissionais.

 

Dada a importância desse tema, além de Danilo Torini conversamos com outros professores da ESPM para saber quais habilidades os profissionais do futuro precisam desenvolver. Confira as dicas:

 

1. Para desempenhar bem seu papel, o profissional precisa desenvolver pensamento crítico para resolver problemas, ser colaborativo e saber trabalhar em equipe, ser criativo e inovador, cultivar inteligência emocional para gerenciar suas emoções e se relacionar com os outros, se empenhar para conquistar proficiência em tecnologias digitais, investir em habilidades de liderança e gestão de pessoas, adquirir consciência cultural global e saber comunicar ideias de forma clara e convincente.

 

Danilo Torini, professor do ESPM LifeLab

 

 

2. Em primeiro lugar, não pare de estudar. Isso é fundamental e tem que continuar se atualizando na sua área. Apesar de ter que ter foco sensível em relação ao que faz, [o profissional] não pode se dissociar do resto. Ele tem que ser generalista e criativo.

 

Sydney Manzione, professor do MBA em Marketing e do Master Custom Class Mentoring da ESPM

 

 

3. Acredito que o profissional do futuro deve combinar soft skills como criatividade, coragem e inteligência emocional com habilidades técnicas e conhecimento profundo na área escolhida, dominando todo o fluxo de produção, entregando resultados impactantes com ética, agilidade e responsabilidade social.

 

Maurício Sarmento, professor de cursos de extensão da ESPM

 

 

4. O profissional do futuro deve saber usar a inteligência artificial a seu favor e também a inteligência emocional. Além disso, é importante saber gerenciar o tempo para trabalhar e cuidar do bem-estar mental.

 

Bruno Peres, coordenador do Master Head of Digital Marketing e da Pós-graduação Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM

 

 

5. É fundamental a habilidade e a consciência de diversidade, também conhecida como inteligência cultural, pois os ambientes de trabalho estão cada vez mais plurais, com profissionais que trazem e agregam diferentes lugares de fala. Tais ambientes diversos trazem prismas variados, o que tende a enriquecer e elevar a capacidade de análise e tomada de decisões, sobretudo em situações complexas.

 

Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre

 

 

6. É necessário desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal e isso envolve capacidade de escuta, repertório e boa comunicação para, por meio dessas habilidades, conseguir encontrar alternativas para situações complexas.

 

Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM

 

 

7. Dentre as habilidades essenciais para o profissional do futuro, destaco o autoconhecimento – a base de tudo ­–, a autogestão, a escuta ativa, a boa comunicação, a empatia e a capacidade de adaptação às mudanças. Aprender a desaprender é algo essencial tanto para líderes quanto para liderados, pois a aprendizagem ativa só funciona se eu me colocar no lugar de ‘não sabedor’.

 

Alessandra Becker, professora de Liderança Comunicadora nos cursos de extensão da ESPM

 

 

8. Para que um profissional tenha contínua relevância na sua jornada, é imprescindível que tenha desenvolvidas competências como inteligência interpessoal, inteligência emocional e, principalmente, adaptabilidade. Vivemos momentos de grande fissão da rotina nos últimos anos e isso foi um grande exemplo de como a capacidade de um profissional se adaptar às constantes transformações no mercado é uma competência chave tanto hoje quanto no futuro.

 

Caio Bianchi, diretor Acadêmico de Educação Continuada da ESPM

 

 

9. O profissional do futuro precisa ser tecnicamente excelente, mas ter visão mais ampla do que sua área de formação, estando aberto a novos conhecimentos e habilidades, tudo isso aliado a soft skills.

 

Marcelo Crespo, coordenação da graduação em Direito da ESPM

Roberta De Lucca
Roberta De Lucca
Jornalista colaboradora do Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

inscrições abertas

O Vestibular ESPM está com inscrições abertas

Conheça nossos cursos de graduação

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.