ESPM > Blog >

Ciências do Consumo: salários e o mercado de trabalho

Conheça as profissões e as remunerações de quem atua no segmento de Ciências do Consumo  

 

Os graduados em Ciências do Consumo estudam o comportamento humano, identificam problemas sociais e de mercado e propõem soluções para atender às demandas de clientes e empresas. Confira a seguir como são os salários e o mercado de trabalho. O levantamento das remunerações foi feito no site de empregos Glassdoor. 

 

1. CONSUMER INSIGHT ANALYST 

Estuda o perfil do consumidor para entender seus valores e o que o leva a comprar ou não um produto. Essa análise ajuda a empresa a desenvolver estratégias para atender as necessidades e conquistar clientes. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 6.333 e em São Paulo, R$ 6.199. 

 

2. ANALISTA DE DADOS 

O nome do cargo já explica o que esse profissional faz. Ele analisa e interpreta estatísticas para desenvolver ou adaptar estratégias para a empresa alcançar seus objetivos. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 4.087 e em São Paulo, R$ 4.975. 

 

3. RESEARCH ANALYST 

Entre diversas áreas, o research analyst pode atuar nos segmentos de marketing, finanças e mercado financeiro. No dia a dia, o trabalho consiste em realizar pesquisas, analisar, interpretar e apresentar os dados coletados para serem usados em planejamento estratégico. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 5.778 e em São Paulo, R$ 6.317. 

 

4. ANALISTA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO 

Todas as empresas precisam conhecer o mercado. O analista faz estudos de mercado para mapear oportunidades e riscos de uma corporação. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 4.500 e em São Paulo, R$ 5.323. 

 

5. ANALISTA DE PESQUISA DE MERCADO 

Pesquisas quantitativas e qualitativas, estudo e análise de tendências e da concorrência são algumas atribuições desse profissional que trabalha para apresentar melhorias e novos planos de negócios. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 4.108 e em São Paulo, R$ 5.336. 

 

Os salários médios foram consultados no Glassdoor em abril de 2023. 

 

Picture of Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

inscrições abertas

Venha para os melhores desafios da sua vida

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.