Saiba mais sobre a ESPM Jr., consultoria de Marketing, Comunicação e Branding formada por alunos de diferentes cursos e semestres da ESPM
A ESPM Jr. é a empresa júnior de consultoria de Marketing, Comunicação e Branding formada exclusivamente por estudantes de Graduação da ESPM, de diferentes cursos e semestres.
Fundada em 1991 por alunos dos cursos de Comunicação e Publicidade e Administração da Escola, a ESPM Jr. tem como objetivo promover o desenvolvimento dos estudantes nos âmbitos acadêmico, profissional e pessoal, oferecendo experiências práticas que antecipam a vivência no mercado de trabalho.
A empresa é constituída por quatro departamentos: Recursos Humanos, Projetos, Marketing e Comercial e, a equipe, composta por trainees, consultores, gerentes e diretores.
“Desde os trainees até os diretores, quem toma todas as decisões, faz os processos e as ferramentas, quem toca mesmo a empresa, são os alunos”, explica Gabriella Caruso Lages Nogueira, Diretora de Marketing da ESPM Jr.
Nogueira, estudante do curso de Comunicação e Publicidade na ESPM-SP, começou sua jornada na empresa no terceiro semestre da faculdade e destaca o quanto a Jr. ajuda os alunos a se desenvolverem. “Trabalhamos em uma empresa de verdade e temos muitas responsabilidades”, pontua. “Você viver tudo isso com 19, 20 anos, é algo realmente único.”
“É uma oportunidade que você tem de estar em um cargo de liderança, crescer e ter contato com grandes empresas do mercado. Você vai ter feedbacks e aprender sobre autoconhecimento, desenvolvimento, soft skills e hard skills.”
Oportunidades
A ESPM Jr. oferece a oportunidade de os alunos trabalharem com clientes reais. Ao longo dos anos, a empresa já realizou projetos para pequenos empreendedores e grandes marcas de diferentes segmentos.
Uma das soluções oferecidas pela empresa é o Planejamento de Marketing, desenvolvido para ampliar a visibilidade da marca no mercado, fortalecer seu posicionamento e aumentar o valor percebido pelo consumidor.
“Hoje em dia é o serviço mais vendido. Serve para traçar estratégias de marketing e comunicação”, diz a estudante. “Fazemos recomendações que ajudam a empresa a se comunicar de forma mais assertiva, aumentar suas vendas, gerar fidelização e entender seus concorrentes e público-alvo.”
O Estudo de Mercado é outra solução que os clientes buscam: o serviço explora o ecossistema comercial, analisando as dinâmicas internas e externas para transformar dados complexos em inteligência competitiva e direcionamento estratégico.
“Essa solução busca responder uma pesquisa mercadológica. Às vezes, o cliente tem uma necessidade específica, uma pergunta. Então construímos um embasamento para que essa tomada de decisão ocorra de forma estratégica.”
Em 2025, a ESPM Jr. passou a oferecer também planos de negócio, um serviço para quem ainda não tem uma empresa, mas gostaria de ter uma. “É o nosso serviço mais recente e o pilar de construção de qualquer negócio. Nós estruturamos uma ideia e construímos as etapas necessárias dos processos.”
Processo seletivo
Qualquer estudante, independentemente do curso ou semestre, pode fazer parte da ESPM Jr. Todos os membros são admitidos a partir de um processo seletivo, que é realizado a cada seis meses. “Temos uma média de inscrições bem alta, é um processo seletivo bastante concorrido. Cerca de 300 pessoas prestam por semestre e no final 25 são aprovadas”, diz Nogueira.
A primeira fase consiste em uma prova que tem como objetivo entender o perfil e o comportamento do aluno. “É necessário fazer uma redação, onde observamos o senso crítico do candidato. A outra parte da prova é voltada para realmente conhecer o aluno e ver o fit cultural dele com a empresa.”
Ao ser aprovado na prova, o candidato participa de uma semana de dinâmicas, que inclui a resolução de cases mercadológicos. Depois, segue para a fase das entrevistas.
A diretora da empresa ressalta que, para entrar na ESPM Jr. é fundamental demonstrar comprometimento: “O aluno vai ficar das 14h às 18h todos os dias na faculdade. Ele vai precisar abdicar de algumas coisas, fazer uma escolha”.