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Tudo sobre a faculdade de Comunicação e Publicidade

Para quem é indicado o curso? O que se aprende? Onde é possível trabalhar? Coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM responde 

 

A faculdade de Comunicação e Publicidade forma profissionais que podem trabalhar em diversas áreas e funções. Há vagas nos segmentos clássicos, como as produtoras audiovisuais e as agências de publicidade e de comunicação, mas também existem boas oportunidades no ambiente corporativo e nos ascendentes mercados de games, redes sociais e em startups. Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre, explica os principais pontos para você entender como é o curso.


Para quem é indicada a faculdade Comunicação e Publicidade?
 

Quem gosta de estudar o comportamento humano e pensar em estratégias e produtos para atender as necessidades das pessoas vai se sentir em casa na graduação de Comunicação e Publicidade. O curso aborda temas ligados a Artes, Tecnologias, Humanidades, Estratégia e Dados, entre outros conteúdos, formando profissionais dinâmicos e preparados para atuar em diversas áreas do segmento.  

 

Quais as vantagens de se formar em Comunicação e Publicidade? 

O mercado publicitário brasileiro é um dos mais conceituados do mundo e quem faz essa graduação tem boas oportunidades de atuação profissional inclusive fora do Brasil. Já quem opta por trabalhar com comunicação tem diversas possibilidades de atuação nesse segmento que cresce na mesma velocidade dos avanços tecnológicos. Hoje, é fundamental que as empresas tenham projetos de comunicação alinhados com o ambiente digital, entre eles o desenvolvimento de conteúdo e o gerenciamento de mídias sociais, e, portanto, há boa demanda de pessoas com cabedal para tocar esses projetos. 

 

O que se aprende na graduação de Comunicação e Publicidade? 

Análise de dados de pesquisas e de comportamento do mercado, consumo, branding, inovação, desenvolvimento e projetos, tecnologia e uso de recursos artísticos e suas diversas linguagens são alguns dos temas que integram a grade curricular do curso de Comunicação e Publicidade. O aluno também aprende psicologia, desenvolvimento de apps e técnicas de storytelling, saindo da graduação com uma ampla bagagem de conhecimento. 

 

Grade curricular de Comunicação e Publicidade 

Conheça as disciplinas dessa graduação na ESPM: 

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

Diurno

1° Semestre

– Fundamentos da Comunicação 

– Antropologia

– Sociologia 

– Linguagem (Língua Portuguesa) 

– Mercados de Comunicação 

– Fundamentos de Marketing 

– Processo Criativo 

– Fundamentos de Economia

– ESPM LifeLab I (Extensão – EAD)

 
2° Semestre

– Cenas Midiáticas

– Análise e Visualização de Dados 

– Composto de Comunicação 

– Fotografia

– Filosofia 

– Psicologia 

– Marketing Estratégico 

– Análise e Visualização de Dados 

– ESPM LifeLab II (Extensão – EAD)

3° Semestre

– Produção Audiovisual 

– Direção de Arte 

– Redação em Comunicação 

– Comportamento de Consumo e Shopology

– Branding

– Pesquisa de Mercado 

– Eletiva 

– ESPM LifeLab III (Extensão – EAD)

 
4° Semestre

– Mídias e Pontos de Contato 

– Ética e Legislação 

– Planejamento de Comunicação 

– Projeto Plano de Marketing 

– Finanças Aplicadas de Mercado 

– Branded Content/Storytelling

– Plano de Marketing

– Plataformas Digitais

– Eletiva 

– ESPM LifeLab IV (Extensão – EAD) 

5° Semestre

– Trade Marketing

– Sustentabilidade e Cidadania

– Eletiva 

– Eletiva 

– ESPM LifeLab V (Extensão – EAD) 

 
6° Semestre

– Tópicos Avançados I 

– PGE I 

– Gestão de Projetos 

– Eletiva 

– Eletiva 

– ESPM LifeLab VI (Extensão – EAD) 

7° Semestre

– Tópicos Avançados II 

– PGE II 

– Eletiva 

– Eletiva 

 
8° Semestre

– Tópicos Avançados III 

– PGE III 

– Eletiva 

– Eletiva 

– Libras

Qual a duração do curso de Comunicação e Publicidade 

4 anos (8 semestres). 

 

O que faz quem se forma em Comunicação e Publicidade 

Profissionais graduados em Comunicação e Publicidade podem trabalhar nos departamentos de Marketing e de Relações Corporativas de empresas, cuidando da manutenção da sua imagem e do relacionamento com o consumidor. Fora do ambiente corporativo o mercado é vasto. As agências especializadas atuam no planejamento e desenvolvimento de estratégias de mídias sociais e de comunicação, no desenvolvimento de campanhas de lançamento e posicionamento de produtos, na gestão de e-commerce, na concepção e direção de campanhas publicitárias e na coordenação de pesquisas de mercado, entre outras funções. 

 

Quanto ganha quem se forma em Comunicação e Publicidade 

Confira as remunerações médias para quem se forma na área 

 

Redator R$ 3,2 mil  
Analista de mídia R$ 3,4 mil  
Social media manager R$ 2,6 mil  
Executivo de contas R$ 4,5 mil  
Analista de marketing R$ 3,5 mil  
Coordenador de marketing R$ 7,8 mil  
Diretor de Arte R$ 4 mil  
Diretor de criação R$ 6,7 mil  
Analista de e-commerce R$ 3 mil  

 

Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil em outubro de 2022. 

 

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Venha para os melhores desafios da sua vida

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.