Para quem é indicado o curso? O que se aprende? Onde é possível trabalhar? Coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM responde
A faculdade de Comunicação e Publicidade forma profissionais que podem trabalhar em diversas áreas e funções. Há vagas nos segmentos clássicos, como as produtoras audiovisuais e as agências de publicidade e de comunicação, mas também existem boas oportunidades no ambiente corporativo e nos ascendentes mercados de games, redes sociais e em startups. Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre, explica os principais pontos para você entender como é o curso.
Para quem é indicada a faculdade Comunicação e Publicidade?
Quem gosta de estudar o comportamento humano e pensar em estratégias e produtos para atender as necessidades das pessoas vai se sentir em casa na graduação de Comunicação e Publicidade. O curso aborda temas ligados a Artes, Tecnologias, Humanidades, Estratégia e Dados, entre outros conteúdos, formando profissionais dinâmicos e preparados para atuar em diversas áreas do segmento.
Quais as vantagens de se formar em Comunicação e Publicidade?
O mercado publicitário brasileiro é um dos mais conceituados do mundo e quem faz essa graduação tem boas oportunidades de atuação profissional inclusive fora do Brasil. Já quem opta por trabalhar com comunicação tem diversas possibilidades de atuação nesse segmento que cresce na mesma velocidade dos avanços tecnológicos. Hoje, é fundamental que as empresas tenham projetos de comunicação alinhados com o ambiente digital, entre eles o desenvolvimento de conteúdo e o gerenciamento de mídias sociais, e, portanto, há boa demanda de pessoas com cabedal para tocar esses projetos.
O que se aprende na graduação de Comunicação e Publicidade?
Análise de dados de pesquisas e de comportamento do mercado, consumo, branding, inovação, desenvolvimento e projetos, tecnologia e uso de recursos artísticos e suas diversas linguagens são alguns dos temas que integram a grade curricular do curso de Comunicação e Publicidade. O aluno também aprende psicologia, desenvolvimento de apps e técnicas de storytelling, saindo da graduação com uma ampla bagagem de conhecimento.
Grade curricular de Comunicação e Publicidade
Conheça as disciplinas dessa graduação na ESPM:
Matriz curricular
Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:
- 2.940 horas
Diurno
1° Semestre
– Fundamentos da Comunicação
– Antropologia
– Sociologia
– Linguagem (Língua Portuguesa)
– Mercados de Comunicação
– Fundamentos de Marketing
– Processo Criativo
– Fundamentos de Economia
– ESPM LifeLab I (Extensão – EAD)
2° Semestre
– Cenas Midiáticas
– Análise e Visualização de Dados
– Composto de Comunicação
– Fotografia
– Filosofia
– Psicologia
– Marketing Estratégico
– Análise e Visualização de Dados
– ESPM LifeLab II (Extensão – EAD)
3° Semestre
– Produção Audiovisual
– Direção de Arte
– Redação em Comunicação
– Comportamento de Consumo e Shopology
– Branding
– Pesquisa de Mercado
– Eletiva
– ESPM LifeLab III (Extensão – EAD)
4° Semestre
– Mídias e Pontos de Contato
– Ética e Legislação
– Planejamento de Comunicação
– Projeto Plano de Marketing
– Finanças Aplicadas de Mercado
– Branded Content/Storytelling
– Plano de Marketing
– Plataformas Digitais
– Eletiva
– ESPM LifeLab IV (Extensão – EAD)
5° Semestre
– Trade Marketing
– Sustentabilidade e Cidadania
– Eletiva
– Eletiva
– ESPM LifeLab V (Extensão – EAD)
6° Semestre
– Tópicos Avançados I
– PGE I
– Gestão de Projetos
– Eletiva
– Eletiva
– ESPM LifeLab VI (Extensão – EAD)
7° Semestre
– Tópicos Avançados II
– PGE II
– Eletiva
– Eletiva
8° Semestre
– Tópicos Avançados III
– PGE III
– Eletiva
– Eletiva
– Libras
Qual a duração do curso de Comunicação e Publicidade
4 anos (8 semestres).
O que faz quem se forma em Comunicação e Publicidade
Profissionais graduados em Comunicação e Publicidade podem trabalhar nos departamentos de Marketing e de Relações Corporativas de empresas, cuidando da manutenção da sua imagem e do relacionamento com o consumidor. Fora do ambiente corporativo o mercado é vasto. As agências especializadas atuam no planejamento e desenvolvimento de estratégias de mídias sociais e de comunicação, no desenvolvimento de campanhas de lançamento e posicionamento de produtos, na gestão de e-commerce, na concepção e direção de campanhas publicitárias e na coordenação de pesquisas de mercado, entre outras funções.
Quanto ganha quem se forma em Comunicação e Publicidade
Confira as remunerações médias para quem se forma na área
Redator R$ 3,2 mil
Analista de mídia R$ 3,4 mil
Social media manager R$ 2,6 mil
Executivo de contas R$ 4,5 mil
Analista de marketing R$ 3,5 mil
Coordenador de marketing R$ 7,8 mil
Diretor de Arte R$ 4 mil
Diretor de criação R$ 6,7 mil
Analista de e-commerce R$ 3 mil
Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil em outubro de 2022.