ESPM > Blog >

Marketing social: o que é e como aplicar

Entenda as particularidades do marketing social e conheça alguns exemplos de campanhas deste tipo

 

O marketing social consiste em um conjunto de práticas que empresas e iniciativas do terceiro setor utilizam para promover causas importantes e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

No episódio 112 do Lifelong Cast, podcast da ESPM voltado ao futuro do trabalho e dos negócios, Bruno Peres, Coordenador do Master Head of Digital Marketing da ESPM, reflete sobre o uso de ferramentas do mercado para promover o bem-estar de uma comunidade ou região. Conheça algumas práticas e especificidades do marketing social:

 

 

O que é o marketing social?

“O marketing social é aquele focado em criar produtos, comunicar e entregar valor que tenha como objetivo melhorar a sociedade como um todo ou dar suporte a entidades que têm esse mesmo objetivo”, explicou Peres.

 

O professor, que já atuou na ONU Refugiados e no Unicef, ressaltou que o tema é abordado há anos por especialistas, como no livro Marketing social: Influenciando comportamentos para o bem, de Philip Kotler e Nancy Lee. “É um livro que dá estrutura de como montar campanhas para ONGs, associações de bairro, museus”, disse.

 

“Então, a gente fala de um marketing, por exemplo, para divulgar ou apoiar um museu que tenha um viés todo cultural, ou de uma comunicação de marketing que está ali dentro para apoiar programas de vacinação”, afirmou o especialista. “Se você não comunica que as pessoas precisam se vacinar, elas não vão se vacinar. Elas nem sabem o que está rolando.”

 

 

Diferenciais do marketing social

Para ele, as outras áreas poderiam aprender com a ética presente no marketing social: “A ética entra no sentido de não exploração de pessoas em vulnerabilidade ou situações de vulnerabilidade”.

 

Peres citou como exemplo uma campanha para a ONU Refugiados, na qual vários aspectos precisam ser considerados previamente, como as famílias que não podem ser mostradas.

 

“É muito mais difícil do que vender sabonete ou refrigerante”, apontou. “Essa ética de como você vai construir a narrativa da sua campanha de marketing sem explorar o problema é algo totalmente diferente de outros mercados.”

 

Outro diferencial é a forma de comunicação com o público-alvo. O call to action (pedido para ação) deve ser mais bem trabalhado, já que quem realiza uma doação não recebe algo palpável em troca. “Você precisa receber um feedback da associação de que você de fato está colaborando”, argumentou.

 

 

Exemplos de marketing social

O professor trouxe ainda mais exemplos de marketing social na prática, como campanhas de conscientização contra a violência feminina e ações que associam cores a causas específicas, como a prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo ou ao câncer de mama no Outubro Rosa.

 

“Você vai despertar o assunto para levar as pessoas a terem uma mudança social que traga benefícios para a sociedade”, esclareceu. “Quanto mais estiverem falando sobre o Setembro Amarelo ou o Outubro Rosa, mais eu vou ter pessoas que vão buscar ajuda, gerando uma melhor qualidade de vida para a sociedade.”

 

Assista ao episódio completo:

 

 

Leia também

Entenda o que faz trade marketing

Plano de marketing: o que é e como fazer um

Marketing esportivo: tudo o que você precisa saber

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Isabela Moreira
Isabela Moreira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

Pós-Graduação ESPM

Aqui, inovação
é o ponto de partida.