Entenda o que é o mestrado, como funciona e quais são as linhas de pesquisa que a ESPM oferece
O mestrado é um curso voltado ao aprofundamento teórico e metodológico em uma área de conhecimento, com o objetivo de formar pesquisadores e profissionais com alta capacidade analítica.
Abaixo, explicamos o que é o mestrado, como funciona e quais são as opções oferecidas pela ESPM.
O que é o mestrado?
O mestrado se encaixa na categoria de Pós-Graduação Stricto Sensu, o mais alto grau acadêmico oferecido pela instituição. O programa confere diplomas de mestres aos seus egressos.
Durante o curso, os mestrandos estudam uma série de matérias relativas à sua área de concentração e ao domínio conexo, além de serem submetidos à exames parciais e gerais.
“O mestrado desenvolve competências para investigação científica e solução de problemas complexos, culminando na elaboração de uma dissertação”, explica Evandro Luiz Lopes, Diretor Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da ESPM.
Como fazer um Mestrado na ESPM?
Para ingressar no Mestrado da ESPM, é necessário participar do processo seletivo anual, que inclui a análise de currículo e histórico escolar do candidato, uma carta de motivação ou projeto de pesquisa inicial. Também fazem parte da seleção uma prova ou avaliação escrita e uma entrevista individual com docentes da linha de pesquisa. Lopes ressalta que não é necessário que o candidato apresente uma tese pronta, basta demonstrar interesse temático, motivação e potencial de pesquisa que tenha a ver com as linhas do programa.
Posso fazer mestrado sem Pós?
A resposta é sim. “Para o mestrado, é necessário apenas o diploma de graduação, em qualquer área reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)”, afirma o diretor.
Quanto tempo dura um mestrado?
De acordo com o MEC, o mestrado deve ter a duração mínima de um ano. Na ESPM, essa formação dura entre três e quatro semestres, dependendo do curso.
A ESPM oferece Mestrado EAD?
Não. Todos os cursos Stricto Sensu no Brasil são presenciais. “Porém, como indicado por portaria da CAPES, os programas podem estabelecer atividades mediadas por tecnologia da informação”, disse Lopes. “Na ESPM, temos algumas atividades realizadas em sistema Hyflex (que pode ser presencialmente em uma unidade da ESPM ou remotamente, ao vivo pela internet), mas os cursos são presenciais.”
Os cursos de mestrado da Escola ocorrem na unidade ESPM Tech, em São Paulo, e no Rio de Janeiro, no campus Glória-Villa Aymoré.
Tipos de mestrado
A ESPM oferece duas modalidades de mestrado: o acadêmico e o profissional. Veja abaixo:
Mestrado acadêmico: para quem busca se aprofundar em teorias e metodologias, se preparando para uma carreira acadêmica ou de pesquisa. Os estudantes são incentivados a desenvolver investigações originais, contribuindo para o avanço das teorias e práticas em suas áreas de estudo;
Mestrado profissional: para quem quer aprimorar habilidades práticas e teóricas, aplicando conhecimentos diretamente em desafios do mercado. Essa modalidade também possibilita seguir carreira acadêmica, lecionando em instituições de ensino e formando novas gerações de profissionais.
Áreas de pesquisa
A ESPM conta com quatro cursos de mestrado:
- Administração (Mestrado Acadêmico): voltado a profissionais em busca de excelência em análise de mercados, estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento, o curso oferece uma base sólida e prática para decisões de alto impacto em gestão e competitividade global;
- Comportamento do Consumidor (Mestrado Profissional): oferece uma aplicação prática e aplicada nas dinâmicas de consumo;
- Comunicação e Práticas do Consumo (Mestrado Acadêmico): tem como objetivo formar professores e pesquisadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo;
- Economia Criativa, Estratégia e Inovação (Mestrado Profissional): desenvolve profissionais com capacidade de aplicar conceitos e processos científicos na solução de problemas complexos, sendo geradores de inovação e ganhos de competitividade para empreendedores, melhores políticas públicas e qualidade de vida para a população.
Leia também
O que você precisa saber sobre a Pós-Graduação da ESPM