Saiba o que é o Tecnólogo em Logística da ESPM, como funciona e como se inscrever
O Tecnólogo em Logística é um dos quatro oferecidos pela ESPM. Junto com os cursos de Gestão Comercial, Gestão da Qualidade e Gestão de Recursos Humanos, ele compõe o portfólio da Graduação Tecnóloga da instituição, disponível nos campi do Rio de Janeiro e de Porto Alegre.
Abaixo, conheça o curso tecnólogo de Logística, que oferece bolsas de estudo de 100% e 50%, veja como funciona, saiba o que se estuda e para quem é indicado.
Como é a Graduação Tecnóloga em Logística?
O curso de Tecnólogo em Logística da ESPM – escola de negócios com 74 anos de tradição em excelência – prepara o estudante para atuar em uma das áreas mais estratégicas do mercado: a de planejamento, controle e execução do fluxo de produtos e serviços.
Ao longo do curso de dois anos de duração, o profissional poderá desenvolver competências relacionadas a todos os âmbitos da Logística. Desde a gestão da cadeia de suprimentos (supply chain), passando por procurement, transporte, armazenagem, operações, e-commerce, sustentabilidade e até logística internacional.
Segundo Marcelo Ghiaroni, Coordenador Nacional do Tecnólogo em Logística da ESPM, o objetivo do curso é fazer com que o profissional desenvolva uma visão completa e estratégica. “Tudo isso com uma abordagem prática, que conecta a teoria a problemas reais, o que ajuda a construir um portfólio robusto”, acrescenta.
Para quem é indicado?
A Graduação Tecnóloga em Logística é recomendada para pessoas que buscam sua primeira formação e querem desenvolver competências práticas em logística, bem como profissionais que já estão no mercado e desejam se atualizar ou mudar de área.
O que se estuda?
O curso de Logística é dividido em quatro semestres. Veja quais são os principais temas abordados durante esses dois anos:
1) Assistente Administrativo de Logística: inclui fundamentos de administração, economia, MS Excel e marketing, além de comunicação e redação empresarial, finanças aplicadas e gestão da cadeia de suprimentos. Certificação em Assistente Administrativo de Logística.
2) Suprimentos (Procurement): engloba gestão de projetos, gestão de pessoas e liderança, gestão da inovação e empreendedorismo, gestão de transportes, gestão de compras e suprimentos, além de fundamentos de estatística e uso de inteligência artificial em suprimentos. Certificação em Suprimentos (Procurement).
3) Processos Logísticos (Fulfillment): aborda estratégia de empresas, marketing estratégico, gestão de operações, gestão de estoques, armazenagem e distribuição física, logística internacional e fulfillment. Certificação em Processos Logísticos (Fulfillment).
4) ESG e Supply Chain 4.0: fala sobre gestão de conflitos e negociação, marketing digital, logística reversa e sustentabilidade em cadeias de suprimentos, logística para e-commerce, logística para eventos e uso da tecnologia 4.0. Certificação em ESG e Supply Chain 4.0.
Quais são as áreas de atuação?
Com a formação em Logística, é possível trabalhar nas seguintes áreas:
- Operações Logísticas e Fulfillment: execução e monitoramento de atividades de armazenagem, distribuição, transporte e atendimento ao cliente;
- Logística Digital, Sustentável e 4.0: atuação com e-commerce, eventos, logística reversa e uso de tecnologias como IA, automação e rastreamento;
- Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management): planejamento, coordenação e controle de fluxos logísticos de bens, serviços e informações.
Saiba mais sobre a Graduação Tecnóloga em Logística clicando aqui!
Leia mais
Gestão comercial: conheça o curso
Gestão da qualidade: conheça o curso
Gestão de recursos humanos: conheça o curso