A proposta do curso é observar o ecossistema industrial audiovisual do século XXI, considerando aspectos de produção e de consumo impactados pela proliferação de plataformas midiáticas, pela alta demanda de conteúdo inédito e por trajetórias múltiplas de consumo em um cenário convergente. Para lançar um olhar crítico, partiremos de uma curadoria analítica de produtos que combinem elementos síntese dessa atualidade, auxiliando no processo de diagnóstico e reconhecimento do setor a nível nacional e internacional.
Em um setor industrial e cultural marcado pela convergência, pela estética da repetição, pela retomada espiralada de matérias ficcionais e pela sinergia entre os produtos da mídia, o que diagnosticamos é uma complexa rede intertextual que articula retomadas de narrativas em novos contextos históricos, incorporando ao processo de consumo os produtos de diferentes mídias de maneira difusa. A intertextualidade, então, é atravessada pela estratégia de mercado que, frente à demanda incessante de novos lançamentos e objetivando o consumo, é alimentada por cada oportunidade de reencontro gerada pela experiência espectatorial em articulação com a memória deste público-alvo.
Considerando os procedimentos de retomadas e de reciclagens de narrativas já conhecidas e reconhecidas, especificamente nos produtos televisivos seriados, nas plataformas de streaming e nas franquias de narrativas adaptadas, lançaremos um olhar específico para obras com protagonismos diversos, assim como para filmes e séries que provoquem um reencontro com narrativas clássicas a partir de perspectivas inovadoras e disruptivas.
Partindo, então, de um escopo de filmes, séries e outros formatos audiovisuais, leituras críticas e discussões, o curso se interessa em entender como podemos tecer um fio condutor entre “Wicked”, “The Last of Us”, e “Ainda estou aqui”, produções pinçadas por serem oriundas de processos intertextuais e adaptativos que, quando reinseridas em contextos históricos e políticos atualizadores, reverberam novos discursos, sentidos, trocas e subjetividades.
O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.
O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).
Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.
Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.
Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).
Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.
Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.
Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.
A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).
Atendimento por WhatsApp