Construção de Indicadores Socioeconômicos para Fortalecimento de ESG

Presencial

Inscrições: Encerradas

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

​​​A geração de impactos sociais, fundamental em ESG, depende do conhecimento das condições de vida, das prioridades das comunidades afetadas e das formas de relacionamento com elas. A base para isso é um conjunto de indicadores socioeconômicos elaborados a partir de fontes de dados públicas, sem necessidade de conhecimentos de estatística ou matemática avançada.​​

Para quem se destina?

​​​Gestores e técnicos que atuam com ESG, responsabilidade social e investimento social privado.​​

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Obter dados e construir indicadores a partir de bases de dados públicas em educação, saúde, saneamento, segurança, entre outros
  • ​Utilizar os indicadores em análises sociais, levando em conta seu caráter multirreferencial e suas causas (uma questão de educação pode ser causada por problemas de segurança ou saúde, por exemplo)
  • ​Utilizar os resultados das análises para o planejamento das ações e impactos sociais
  • ​Construir diálogos e negociações com comunidades em bases reais, com foco em resultados, a partir das análises dos indicadores
  • ​​Aula 1. Características, conjunto relevante e usos dos indicadores socioeconômicos:
    • ​a. Características dos indicadores: fontes confiáveis, periodicidade, relevância
    • ​b. Conjunto básico de indicadores utilizados e suas fontes
    • ​c. Diferenças e vantagens de painel amplo de indicadores frente ao uso de índices no planejamento, monitoramento e avaliação
    • ​d. relação entre os indicadores socioeconômicos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • ​Aula 2. Como acessar as bases de dados disponíveis e construir indicadores
    • ​a. Bases de dados com acesso via Internet
    • ​b. Bases de dados com consulta imediata – como consultar e construir os indicadores
    • ​c. Bases de dados que exigem download e tratamento posterior – como consultar e construir os indicadores​
  • ​Aula 3. Análise de indicadores com uso de parâmetros e de métodos comparativos
    • ​a. Parâmetros absolutos para avalição de indicadores: recomendações de órgãos internacionais, legislação nacional, planos setoriais, metas pactuadas entre entes federativos
    • ​b. Parâmetros comparativos: situação do território comparativamente a outros territórios com dimensões e características semelhantes e/ou proximidade geográfica
    • ​c. Diferenças e vantagens dos parâmetros comparativos na identificação de prioridades territoriais
    • ​d. Como montar as comparações analíticas
  • ​Aula 4. Metodologia de uso da análise de indicadores na relação com as comunidades e no planejamento de ações
    • ​a. Indicadores como base inicial dos problemas e necessidade de conhecer as causas das questões identificadas e a correlação entre os problemas
    • ​b. Reuniões/consultas com comunidades como forma de identificar as causas e os impactos dos problemas (modelo ZOOP simplificado)
    • ​c. Reuniões/consultas com comunidades para identificar problemas que não são alcançados por indicadores
    • ​d. Definição e validação de ações e objetivos​

Quando acontece?

Certificado

Invista no seu futuro

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.