Gestão Humanizada de Pessoas – Human centricity no design de soluções

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Human centricity: design de soluções a partir das nossas pessoas

Para quem se destina?

​​​Líderes, futuros líderes, profissionais de rh, profissionais que busquem se atualizar e tenham interesse em compreender tendências e formas de repensar pessoas e cultura em organizações

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Compreender a transformação pela qual o mundo e as organizações vêm passando no contexto BANI, entendendo o que se espera das lideranças dentro desse novo cenário, a partir do olhar para o ser humano de forma integral.​
  • Entender o papel da liderança na promoção da cultura e na jornada da pessoa colaboradora por meio da construção de experiências significativas, que impactem diretamente no engajamento e performance dos times.
  • Trabalhar as estratégias à partir das dimensões pensar, sentir e agir para um mergulho nas necessidades individuais e organizar e coordenar os desejos de forma coletiva por meio de ferramentas práticas de mapeamento da jornada da pessoa colaboradora dentro dos conceitos e práticas de employee experience, criando uma cultura de inovação e design de soluções.​
  • Ao final, os estudantes terão conceitos e ferramentas para conduzir os processos de transformação de cultura e engajamento que considerem a voz das pessoas colaboradoras e olhar de tendências para soluções que façam sentido para o contexto em que estão inseridos.​
  • ​Afinal, “a cultura come a estratégia no café da manhã”, já diz Peter Drucker e nossa ideia é apoiá-lo nesse processo com ferramentas, metodologias pautadas no design e no foco partindo sempre das pessoas.
​Módulo 1: Contexto de mundo
  • ​Mundo VUCA x BANI
  • ​World Economic Fórum
  • ​SXSW – tecnologia x humano
  • ​ODS e objetivos estratégicos da ONU
  • ​ESG e impactos no mercado e profissional​
​Módulo 2: Futuro do trabalho é agora
  • ​Tecnologia como viabilizadora da gestão de pessoas
  • ​Modelos de trabalho – como liderar nos diversos modelos (presencial, híbrido, remoto)
  • ​Diferenças geracionais no ambiente de trabalho
  • ​Desigualdade social dentro de um novo contexto. Como posso influenciar com minhas escolhas enquanto líder de uma organização
  • ​DEI – pauta que gera mais resultado e negócio
​Módulo 3: Inovação e design de soluções na gestão de pessoas
  • ​Design como viabilizador da gestão de time
  • ​Intraempreendedor – criando uma cultura de protagonismo e empreendedorismo
  • ​Colaboração e Co construção (nada sobre eles senão com eles)
​Módulo 4: Gestão de equipe e o indivíduo no centro
  • ​A cultura como ponto de partida;
  • ​Desenho da jornada do time
  • ​Employee experience e métricas de engajamento para gestão
  • ​Momento da verdade e employer branding. Meu papel como líder.
​Módulo 5: Gestão humanizada: O olhar para o individuo
  • ​Necessidades humanas (Releitura de Maslow e CNV)
  • ​Integralidade do ser humano (pensar, sentir e agir)
  • ​Bloqueios para a mudança de comportamento
  • ​Bem-estar mental e o humano/profissional pós-pandemia
  • ​Organizações: indivíduo x coletivo (todo)

Quando acontece?

Certificado

Invista no seu futuro

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.