Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0

Trends

Planejamento de Sucessão e Governança em Empresas Familiares

Aulas online ao vivo ou presenciais

Online ao Vivo

Inscrições até:

Selecione as preferências
do curso

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

O objetivo deste curso é o de auxiliar na compreensão das principais fases do processo de Sucessão e Governança, compreendendo cada passo a passo de sua execução. Antes das questões jurídicas devemos mergulhar nas psicossociais, visando manter a harmonia entre os familiares. Por outro lado, via Governança, obter o máximo de criatividade e produtividade da Organização. O como conduzir estas duas frentes é outro objetivo pedagógico. O propósito do Curso então, é o de propiciar uma visão e compreensão geral da importância de se estabelecer um Projeto para a Sucessão em empresas familiares, bem como as principais práticas para alcançá-lo. Ao final deste Programa, os participantes estarão:
  • Aptos a tomar decisões sobre o momento adequado para iniciar o Processo de Sucessão em sua Empresa;
  • Aptos a colocar em prática os principais passos para operacionalizar as diversas etapas de sua condução.
  • Aptos a tomar uma série de decisões sobe o Processo ideal da Governança que deverá sustentar no longo prazo, o sucesso da Sucessão.

Para quem se destina?

  • Proprietários de empresas de médio e grande porte que tenham planos de Sucessão familiar;
  • Membros familiares acima de 18 anos, que façam parte de um plano de Sucessão empresarial familiar.
  • Equipes empresariais responsáveis pelos planos de Sucessão e Governança de empresas de médio e grande porte.

O que você vai aprender

Planejar a Sucessão é um fator crítico para o sucesso da Empresa, em especial em contextos familiares, e um pilar importantíssimo para a sua perenidade. Apenas 5 em 50 Cias. chegam aos 50 anos, portanto devemos superar esse desafio trabalhando o Conhecimento de Planejamento e Sucessão em várias frentes. Aprenda neste curso como se planejar para projetos de sucessão de forma bem sucedida e organizada.

O que você irá aprender: Aula 1
  • Introdução as principais dores e dilemas observados ao longo da última década, no seio das famílias empreendedoras, no Brasil.
  • Apresentação de Cases e levantamento de hipóteses.
Aula 2
  • Fatores determinantes para a elaboração do Plano de Sucessão e Governança.
  • Continuação da análise de cases.
Aula 3
  • O como construir na prática, as etapas para a implementação segura do Projeto.
  • O perfil psicossocial atual da família.
  • O como trabalhar com as virtudes e limitações de cada membro que hoje estão se dedicando a empresa?
  • A carta de princípios para a excelente convivência do grupo; que inclui os demais familiares não participantes atualmente no empreendimento.
  • O novo Projeto de Governança, baseado no diagnóstico realizado sobre as relações intrafamiliares.
  • O Sonho, o Proposito e os novos Atributos da empresa, para a construção de um futuro próximo.
  • O novo papel de cada familiar neste processo.
Aula 4
  • O desenho dos Conselhos: familiar, executivo e o papel dos comitês técnicos!
  • O trabalho do Conhecimento para a perpetuação dos negócios.
  • Análise de cases.
Quando acontece?
23, 24, 25 e 26/10
Dias da semana: De segunda a quinta-feira
Das 19h30 às 22h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

 

> Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] 

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail [email protected] 
20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.
  • Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] 

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail [email protected] 

Onde o curso acontecerá?

ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Veja aqui os cursos que você já visitou.

Não viu nem um curso ainda?
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

R$1.140,00

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.