Storytelling e Diversidade – Usando o StoryBranding para uma marca inclusiva

Online ao Vivo

Inscrições até: 12/5/2024

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Matrículas abertas no site até o dia 12/5/2024, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1715472000, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

7334Explore como a arte da narrativa pode celebrar a riqueza da diversidade humana e construir pontes entre diferentes culturas e vivências.

Para quem se destina?

​​​O curso é voltado para gestores e profissionais das áreas de marketing, recursos humanos, endomarketing e profissionais de agência de publicidade e agência de comunicação corporativa, estudantes e interessados nas áreas de comunicação, cinema, publicidade, marketing, design, RH e afins. Interessados em comunicação inclusiva e estudos de diversidade.

Programa

O que você vai aprender

1. Desvendar o Poder Transformador do Storytelling:
  • Mergulhar na arte de contar histórias e seu impacto na comunicação, engajamento e mudança social.
  • Descobrir como o storytelling pode ser usado como ferramenta de empoderamento e inclusão.
  • Explorar as diversas formas de storytelling, desde narrativas tradicionais até mídias digitais e inovadoras.
2. Ampliar a Visão e Reconhecer a Diversidade:
  • Desenvolver a sensibilidade para diferentes culturas, identidades e perspectivas.
  • Desconstruir estereótipos e preconceitos, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade.
  • Ampliar o repertório de histórias e personagens, valorizando a riqueza da experiência humana.
3. Dominar Técnicas Eficazes de Storytelling Inclusivo:
  • Aprender a construir narrativas que representam a diversidade de forma autêntica e respeitosa.
  • Desenvolver habilidades para criar histórias envolventes e impactantes, que conectam com diferentes públicos.
  • Dominar técnicas para estruturar, escrever e apresentar histórias de forma eficaz.
4. Aplicar o Storytelling em Diferentes Contextos:
  • Explorar como o storytelling pode ser utilizado em áreas como marketing, comunicação, educação, negócios e projetos sociais.
  • Desenvolver projetos práticos de storytelling que promovem a inclusão e a valorização da diversidade.
  • Criar estratégias de comunicação eficazes que alcançam e engajam públicos diversos.
Sua marca é inclusiva? Ela dialoga bem com a diversidade? Existem desafios constantes em que a marca é colocada e precisa se posicionar. O curso de “Storytelling e Diversidade – Usando o StoryBrand para uma marca inclusiva” foi elaborado para habilitar profissionais e interessados a entenderem os conceitos que podem ajudar as marcas a enfrentarem os desafios que a pluralidade identitária, os novos comportamentos de consumidores e colaboradores diversos impõem. Para criar uma experiência memorável, a personalidade da marca precisa trazer mais pluralidade e ser inclusiva, relacionando-se com essas identidades plurais dentro e fora da empresa. ​​(Aula 1) Fundamentos de Storytelling, Imagem de marca e Cultura Corporativa
  • ​Conceitos fundamentais para uso de técnicas de storytelling
  • Senso de pertencimento, endo e exogrupos
  • Elementos base para construção de histórias
  • Universos narrativos na cultura corporativa
  • Personagens, seus tipos e funções
  • ​Imagem de marca e marca como personagem
(Aula 2) Ampliando horizontes: a riqueza da diversidade
  • ​Lugar de Fala – doxa, epistêmio e empirismo
  • ​Conceitos de Identidade Plural e seus comportamentos
  • ​Estudos de Gênero – Normatividade, Dissidências e Pós-gênero
  • ​Identidades Raciais
  • ​PCD e Capacitismo
  • ​Senioridade e Etarismo
  • ​Semiótica e Representatividade na Comunicação Plural e Inclusiva
  • ​Comportamento e as Personas Plurais no consumo
  • Inclusão e Inclusificação
(Aula 3): Storytelling Inclusivo: Celebrando a Diferença:
  • O papel do storytelling na promoção da inclusão e da equidade.
  • Desafios e oportunidades para o storytelling inclusivo.
  • Técnicas para construir narrativas que celebram a diversidade.
  • Criando personagens multidimensionais e autênticos que representam diferentes realidades.
(Aula 4) Estruturas narrativas e técnicas de enredo na construção de histórias
  • Estruturas narrativas clássicas, circulares e não lineares
  • Construções transmidiáticas
  • Processo de construção de roteiro (logline, sinopse, argumento, roteiro, storyboard)
  • Enredos básicos de Booker vs. objetivo de comunicação

Quando acontece?

Cursos de ESG

Este curso faz parte do HUB de ESG

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Heber W. de Souza

JC Rodrigues

Certificado

Invista no seu futuro

Em até 10x

R$ 99,00

sem juros no cartão

Ou R$ 990,00 a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.