Storytelling Audiovisual – Como escrever roteiros para filmes e séries

Presencial

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

​​​O curso de Introdução ao Storytelling Audiovisual tem como objetivo capacitar os alunos para contar histórias audiovisuais que envolvam o público e tenham impacto emocional, abordando conceitos teóricos de narrativa, linguagem audiovisual, construção de personagens e estrutura de roteiro, bem como aspectos técnicos de roteirização em softwares utilizados no setor. Serão realizadas atividades práticas para aplicação dos conceitos aprendidos em exercícios de roteiro e produção de curtas-metragens.

​Recomenda-se que os alunos tragam seus próprios laptops nas aulas presenciais para poderem seguir com o desenvolvimento de seus projetos.​​

Para quem se destina?

​​​O curso é voltado para estudantes e profissionais das áreas de comunicação, cinema, publicidade, marketing e afins, interessados em iniciar sua atuação na área de narrativas audiovisuais (com foco em filmes e séries para TV e Streaming) e desenvolver suas habilidades de contar histórias audiovisuais.​​

Programa

O que você vai aprender

A disciplina tem como objetivo principal apresentar aos alunos os conceitos e técnicas do Storytelling e sua aplicação no endomarketing, bem como desenvolver habilidades para criar histórias e narrativas eficazes para a comunicação interna e construção de marca interna. Serão tratados os assuntos:
  • ​​Introdução ao storytelling e seus elementos básicos
  • ​A importância da identificação da audiência e do objetivo da história
  • ​O uso de arcos de história, estrutura narrativa e ponto de vista em histórias audiovisuais
  • ​A utilização de personagens e conflitos para criar empatia e engajamento com a audiência
  • ​Técnicas de roteiro para histórias audiovisuais
  • ​Uso de softwares específicos para criação de roteiros.​
​​(Aula 1): Introdução ao Storytelling e seus elementos básicos
  • ​Conceitos fundamentais para uso do storytelling
  • ​Os elementos primordiais das histórias
  • ​Definindo o ‘tema’ e logline de sua história
​(Aula 2 ): O conceito de Universo Narrativo
  • ​Conceito de tríade narrativa
  • ​Componentes dos universos ficcionais (ambiente, grupos, influenciadores do ambiente)
  • ​Descrevendo o universo narrativo de sua história
​(Aula 3 ): Desenvolvimento de personagens
  • ​Tipos e funções de personagens
  • ​Construção de ficha de personagem
  • ​Formatação de núcleos e interrelações entre personagens
​(Aula 4 ): Gêneros, estruturas e tipos de enredo
  • ​O papel do tempo na história
  • ​Gêneros narrativos e suas principais características
  • ​Tipos de estruturas narrativas
  • ​Criando a sinopse de sua história
​(Aulas 5 e 6 ): Aplicação prática de roteirização e construção de narrativas
  • ​Etapas do processo criativo de roteiros
  • ​Formato de roteiros audiovisuais e Softwares para desenvolvimento de roteiros
  • ​Aplicação prática​

Quando acontece?

Certificado

Invista no seu futuro

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.