Certificação em Loyalty Management 4.0

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 02/3/2026

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Matrículas abertas no site até o dia 02/3/2026, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1772409600, ou enquanto houver vagas.*

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Descrição do curso

Este curso é direcionado para quem quer criar programas de fidelidade que realmente geram valor. Nele você dominará os conceitos, ferramentas e modelos mais modernos do loyalty 4.0 — do desenho da jornada ao uso de dados, IA e gamificação para estimular comportamentos que aumentam receita e criam engajamento. Você aprenderá como definir benefícios, calcular pontos, evitar armadilhas que derrubam resultados e aplicar as métricas que importam. Com casos reais e prática guiada, o curso mostra exatamente como construir um programa de fidelidade eficiente, escalável e competitivo em uma jornada de aprendizado guiada por especialistas na área.

Para quem se destina?

Profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em áreas de Loyalty, Incentivos e CRM em empresas que tem como objetivo desenvolver e aprimorar seus programas de incentivo e fidelidade e estratégias de CRM, incluindo agências, consultorias e fornecedores do setor.

O que você vai aprender

Concluído o curso, o estudante deverá:
  • conhecer os principais fundamentos de Fidelidade aplicada aos mercados B2C, B2B, B2E e Canais e estará apto a desenvolver e gerir estratégias e programas modernos de loyalty.
  • compreender a importância do relacionamento e da experiência e ser capaz de desenvolver o planejamento , desenvolvimento e gestão das estratégias de fidelização de clientes, além de identificar as principais métricas e mensurar os resultados.
  • aplicar pensamento crítico e visão holística das atividades de loyalty management e customer centricity na era 4.0.
AULA 01
INTRODUÇÃO À FIDELIDADE (3 HORAS)
  • O que é Fidelidade?
  • Fidelidade no contexto das estratégias centradas no cliente
  • Relacionamento como uma espiral de valor
  • Tipos de programas de Fidelidade
  • Tendências de Fidelidade
  • Fidelidade no Brasil – indicadores evolutivos ABEMF, pesquisas recentes
AULA 02
CAUSAS E EFEITOS DA FIDELIZAÇÃO (3 HORAS)
  • Os efeitos da fidelidade/lealdade
  • O CLV e seus comportamentos.
  • As causas da lealdade: o papel da qualidade, a satisfação, a confiança e o comprometimento.
  • Tipos de Lealdade.
AULAS 03 E 04
MAPEAMENTO DE JORNADA PARA PROGRAMAS DE FIDELIDADE (6 HORAS)
  • Brand Persona e perfilamento em loyalty
  • Mapeamento da jornada do cliente para loyalty
  • Tipos de emoções do cliente e quais alavancas de fidelização e relacionamento a evitar / estimular
  • Aplicação prática
AULAS 05 E 06
METODOLOGIA DE FIDELIDADE (6 HORAS)
  • As Fases de Implementação de um programa de Fidelidade
  • Metodologia Clássica IDIP (Identificar, Diferenciar, Interagir e Personalizar)
  • Loyalty Canvas
  • Behavior Canvas
  • Framework de consolidação das top decisões ao desenhar ou revisar um programa de Fidelidade
  • Casos práticos de aplicação para a construção de estratégias de loyalty
AULAS 07 E 08
SEGMENTAÇÃO, PERSONALIZAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM LOYALTY (6 HORAS)
  • Espectro do Processo de Segmentação
  • Critérios de Segmentação
  • Tierização – Ouro/Prata/Bronze
  • Segmentação RFV e Scoring
  • Segmentação pelo Ciclo de Vida do Cliente
  • Personalização 1to1 – Next Best Offer / Next Best Action
  • Hiper personalização
  • Construção prática de um modelo RFV
AULA 09
COMUNICAÇÃO E ATENDIMENTO AO CLIENTE (3 HORAS)
  • O Papel das Comunicações Diretas
  • Processo de Engajamento
  • Criando e Administrando um Plano de Comunicação
  • Réguas de Relacionamento: comunicando pelo Ciclo de Vida do Cliente
  • Montagem prática de um planejamento de comunicação por fase do ciclo de vida
AULA 10
COMPORTAMENTOS E TIPOS DE INCENTIVOS PARA B2C, B2B E B2E (3 HORAS)
  • Tipos de Valor para o cliente e como traduzi-los em benefícios
  • Comportamentos que Podemos Incentivar por público-alvo
  • Tipos de Incentivos por Público-Alvo (hard e soft benefits)
  • Desafios e missões: campanhas de Ação Única e Múltipla
  • Prática para a definição de tipos de benefícios
AULA 11
TÉCNICAS DE GAMIFICAÇÃO (3 HORAS)
  • Gamification, o que é e o que não é
  • Técnicas de gamificação que fazem a diferença
  • Octalysis Framework
  • Desenho de estratégia de gamificação na prática
AULA 12
PLATAFORMAS DE LOYALTY MANAGEMENT E DIAGNÓSTICO DE EVOLUÇÃO EM LOYALTY (3 HORAS)
  • Características de uma Plataforma de Programa de Fidelidade Ideal
  • Aspectos técnicos
  • Aspectos operacionais: implementação e evolução contínua
  • Estratégia de Dados: importância e Estratégia de originação, armazenamento e aplicação dos Dados
  • Exemplos e tendências de plataformas de Loyalty Management
  • Frameworks para diagnosticar a maturidade do seu programa de fidelidade na prática
AULA 13
ARMADILHAS COMUNS E ASPECTOS LEGAIS EM LOYALTY (3 HORAS)
  • Principais gargalos em um projeto de loyalty:
  • Não entender o que fidelidade significa
  • Tratar todos os clientes Igualmente
  • Colocar o Programa de Fidelidade em um Silo
  • A Tecnologia é mídia, não o fim
  • Aspectos regulatórios e legais de um programa de fidelidade no Brasil
AULA 14
PLANEJAMENTO FINANCEIRO E MENSURAÇÃO DE RESULTADOS (3 HORAS)
  • A Importância da Mensuração dos resultados
  • Principais Métricas em um Programa de Fidelidade
  • Grupo de Controle
  • Cálculo de Pontos e Benefícios
  • Modelagem Financeira na prática
AULAS 15 E 16
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA DE FIDELIDADE (CASO PRÁTICO) – (6 HORAS)
  • Aplicação prática dos conceitos aprendidos no curso, de forma a viabilizar o desenho de uma estratégia de relacionamento com o cliente.

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
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sem juros no cartão

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Onde o curso acontecerá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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