Estratégia 360º na Moda: da Coleção à Comunidade

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Inscrições até: 02/3/2026

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Matrículas abertas no site até o dia 02/3/2026, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1772409600, ou enquanto houver vagas.*

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Descrição do curso

No cenário atual, as marcas disputam atenção para muito além do produto, e cada drop precisa provar por que existe em um mercado cada vez mais competitivo. Com isso em mente, o curso propõe um olhar 360º que conecta a identificação de oportunidades de negócio, a construção de coleção e as formas de engajar comunidades, ajudando a destacar lançamentos para além do hype. A partir de referências globais, as aulas mostram, na prática, como mapear mercado e marcas emergentes e conectar decisões de portfólio, posicionamento, precificação, canais e narrativas para alinhar, na vida real, produto, branding e resultados de negócio.

Para quem se destina?

O curso destina-se a profissionais que se interessam ou já trabalham com marcas de moda e querem desenvolver uma visão mais estratégica sobre a construção de coleções e drops que conectem os objetivos entre áreas (produto, branding, marketing e negócio). É especialmente indicado para quem atua em uma ou mais frentes de lançamentos (estilo, marketing, branding, planejamento, comercial, gestão de marca, etc) e quer entender melhor o impacto de cada coleção na geração de valor e na história da marca. Ao unir visão estratégica e ferramentas de uso imediato, o curso apoia tanto quem está começando a construir carreira na moda quanto quem busca aprimorar suas entregas e a forma de se relacionar com outras disciplinas dentro das marcas.

O que você vai aprender

Contextualizar o ecossistema de moda e introduzir o pensamento integrado entre as frentes que compõem um drop, conectando decisões de coleção, posicionamento e metas estratégicas aos impactos no negócio e na construção de valor de marca. Apresentar formas práticas de mapear mercado, marcas emergentes e comportamentos de consumo para identificar rapidamente oportunidades reais de negócio na moda. Desenvolver critérios e ferramentas para desenhar mix de produtos e categorias que sustentem o posicionamento da marca e contribuam para o resultado do negócio. Capacitar os alunos a transformar decisões de produto em narrativa 360º e em alinhamentos estratégicos claros para times internos, clientes e parceiros.
Aula 01 (3h)
  • Pensar moda em 360º: do drop ao ecossistema de marca
  • Entendendo o ecossistema e como decisões de coleção, posicionamento e metas de negócio se conectam
  • O papel de um drop/coleção dentro da estratégia de marca
  • Tipos de marca de moda e impactos no estilo de estratégia utilizado
  • Análise de cases que articulam coleção x imagem x canais x negócio
Aula 02 (3h)
  • Mercado, repertório e marcas emergentes: lendo oportunidades
  • Principais fontes para mapear mercado, marcas emergentes e comportamentos de consumo
  • Como identificar marcas emergentes e movimentos relevantes
  • Organização e estruturação de pesquisa de moda completa (temas, padrões e cenários)
  • Transformando observações em hipóteses e oportunidades reais de negócio
Aula 03 (3h)
  • Mix de produto, categorias e collabs: desenhando a coleção como estratégia
  • O papel do mix de produtos e categorias na construção de posicionamento e percepção de marca
  • Segmentação de coleção em blocos estratégicos
  • Equilibrando fatores e critérios que sustentam o negócio
  • Collabs: por que as parcerias são valiosas?
Aula 04 (3h)
  • Da coleção à comunidade: narrativa 360º e alinhamento interno
  • Desdobramento da estratégia em calendário, lançamentos e pontos de contato com o consumidor
  • Traduzindo decisões de mix e coleção em narrativa de marca e storytelling
  • Estruturação de argumentos estratégicos para apresentação e alinhamentos com times internos, parceiros e clientes
  • Caminhos para construção de comunidade e relação de longo prazo a partir de lançamentos

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

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¹ Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
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Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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