Estratégias de Marketing Digital na Era da Inteligência Artificial (IA)

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 23/1/2026

Selecione a opção do curso para continuar

Matrículas abertas no site até o dia 23/1/2026, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1769126400, ou enquanto houver vagas.*

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Descrição do curso

Foco no impacto humano, cultural e organizacional da adoção da IA. Conduzido pelos maiores nomes do marketing digital e da inovação digital no Brasil alia teoria avançada com práticas concretas, frameworks proprietários e abordagem aplicada; atualização constante com base em tendências internacionais e benchmarks aplicados;

Para quem se destina?

Desenvolvido para gestores e profissionais sêniores, que precisam entender o fenômeno da IA na área do marketing sem ruídos ou hypes Executivos(as), diretores(as) e gestores(as) de marketing, comunicação, publicidade e inovação; Líderes de agências e anunciantes em fase de transformação digital; Heads, Gerentes, Supervisores e Coordenadores que buscam capacitação para dar um salto em suas carreiras; Profissionais seniores em busca de atualização profissional para uso da IA num nível acima do ferramental exploratório; Empreendedores, consultores e educadores com foco em marketing e tecnologia

O que você vai aprender

Os objetivos deste curso são voltados para capacitar os profissionais do mercado de marketing e publicidade a entenderem e aplicarem os recursos da IA de forma prática e estratégica, seja para uma abordagem de planejamento ou na execução de múltiplas tarefas.
Dia 1 – Panorama Estratégico do Marketing Digital com IA
Objetivo:
  • Compreender os impactos estruturais da IA nos fundamentos, canais e lógicas do marketing digital.
Tópicos:
  • A IA é uma moda? Panorama de investimentos na área.
  • A transformação do marketing na era algorítmica
  • Mudança nos comportamentos de consumo e nas jornadas digitais
  • Como agências e marcas estão usando a IA
  • Plataformas, desintermediação e lógica dos ecossistemas digitais
  • Casos contemporâneos e tendências futuras
Dia 2 – Planejamento Estratégico com IA
Objetivo:
  • Utilizar a IA como suporte para todas as etapas do planejamento estratégico de marketing e comunicação.
Tópicos:
  • Desk research e coleta de dados com IA
  • Diagnóstico situacional: SWOT, cenários e simulações
  • Geração de hipóteses e diretrizes de atuação
  • Simulação de cenários para tomada de decisão com planos de mitigação e contingência;
  • Construção de personas sintéticas;
  • Estruturação de plano de ação: cronograma, OKRs e matriz RACI.
Dia 3 – Criação de Conteúdo e Produtos com IA
Objetivo:
  • Desenvolver habilidades de prompting e criação com IA para geração de conteúdos multimídia e protótipos digitais.
Tópicos:
  • Técnicas de prompting avançadas: estruturação, refinamento, estilos Redação de textos (posts, roteiros, e-mails, artigos, anúncios) Geração de imagens e ilustrações (Midjourney, DALL·E, Firefly) Criação de vídeos e áudios com IA (avatares, voice cloning, narrações) Desenvolvimento de wireframes, MVPs e produtos digitais com IA
Dia 4 – Mídia e Análise de Dados com IA
Objetivo:
  • Explorar o uso de IA na compra de mídia, análise de performance e apoio a decisões baseadas em dados.
Tópicos:
  • Automação de ETL: coleta, limpeza e organização de dados com IA
  • Visualização de dados (dashboards, storytelling visual)
  • Análise de dados com IA + Python para não programadores
  • Planejamento e otimização de mídia com IA
  • Análise de performance em tempo real
  • Geração automatizada de relatórios
  • Segmentações dinâmicas, clusterização e descoberta de keywords
Dia 5 – Usos Corporativos e Adoção Estratégica da IA
Objetivo:
  • Compreender os usos cotidianos da IA no ambiente corporativo e estruturar um plano de adoção estratégica e ética.
Tópicos:
  • Copilotos corporativos: e-mails, reuniões, organização e produtividade
  • Integrações com sistemas empresariais (CRM, calendário, arquivos)
  • Framework proprietário de adoção de IA:
  • Diagnóstico, recursos, prototipagem, implementação e governança
  • Governança, ética e cultura organizacional orientada por IA

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Onde o curso acontecerá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

886

Translate

According to your choice

Avise-me

10% de desconto para matrículas antecipadas até 30/12

Digite o cupom FERIAS#2026 no checkout para aplicação do desconto.

Não cumulativo com outros descontos.