​​Marketing de Conteúdo com Inteligência Artificial -Prompts e Ferramentas para Engajamento Avançado

Online ao Vivo

Inscrições até: 20/7/2025

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Matrículas abertas no site até o dia 20/7/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1752969600, ou enquanto houver vagas.*

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​A chave para o sucesso no marketing de conteúdo é a capacidade de conectar-se de forma genuína com sua tribo, proporcionando experiências personalizadas e autênticas. Com a crescente influência da inteligência artificial (IA), este curso quer te ensinar não apenas como atingir seus objetivos de marketing, mas também como transformar suas estratégias em experiências verdadeiramente humanizadas, personalizadas e originalmente cativantes.​​

Para quem se destina?

  • ​​​​Profissionais de empresas, agências, veículos e demais interessados no assunto que desejam se atualizar sobre o tema ou obter maior profundidade acerca deste.​
  • ​Executivos em formação ou transição de carreira.
  • ​Empreendedores e Gestores de empresas, Profissionais de Vendas e Atendimento, Profissionais de mídia, Gestores de Ecommerce e de portais
  • ​Profissionais e estudantes em Administração de Empresas, Ciências do Consumo, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais

Programa

O que você vai aprender

​​O curso tem como principais objetivos ajudar o aluno a:
  • ​Compreender os principais conceitos de inteligência artificial e tendências em marketing de conteúdo.
  • ​Elaborar a estratégia de posicionamento adequada para sua marca e suas tribos.
  • ​Aprender as melhores práticas com os grandes cases
  • ​Explorar as técnicas modernas de engajamento e ativação da marca: Influenciadores, Storytelling, Curadoria e etc.
  • ​Aprender a aliar as técnicas de copywriting com inteligência artificial.
  • ​Explorar inteligência artificial para brainstorming de texto, imagens, personagens e vídeos.
​​​Módulo 1: Inteligência Artificial e Tendências Emergentes no Marketing de Conteúdo
  • ​O que é Inteligência Artificial no contexto do marketing
  • ​Tipos de IA: Machine Learning, Deep Learning, LLMs, IA Generativa e outros
  • ​Diferença entre inteligência artificial e inteligência humana
  • ​Entendendo decisões algorítmicas, viés e alucinação
  • ​Como entender e reduzir viés e alucinação de modelos
  • ​Treinamento e adaptação de IA para tarefas de marketing
  • ​SEO com IA: GEO(chatgpt colocar o que significa a sigla) e LEO( chatgpt colocar o que significa a sigla)
  • ​Casos de sucesso e aprendizados
  • ​Exercícios práticos com ferramentas líderes:
  • ​ChatGPT
  • ​Deepseek
  • ​Claude
  • ​Gamma
  • ​Perplexity
  • ​Copilot
  • ​Gemini
  • ​Leonardo AI
  • ​Grok
  • ​Forma
​Módulo 2: Estratégias de Posicionamento e Engajamento de Marca com IA
  • ​Criação de assistentes personalizados com GPTs para você levar para sua casa e usar:
  • ​Criação de apresentações em ppt e diversos formatos com IA
  • ​Tom de voz e posicionamento da marca com IA
  • ​Branding digital: comunidade, tribos e propósito
  • ​Storytelling estratégico e arquétipos de marca
  • ​Personas e influenciadores digitais criados por IA
  • ​Engajamento em micro-momentos e marketing de oportunidade – Sugiro colocarmos conteúdo pensado nas etapas do funil (Conhecimento, Consideração, Compra e Relacionamento).
  • ​Aula prática com case real de participante
  • ​Forma
​Módulo 3: Aplicação Profunda de IA no Marketing de Conteúdo
  • ​Criação e customização de GPTs para:
  • ​Tom de voz com variações contextuais (campanha, canal, público)
  • ​Criação de personas e clusters com IA
  • ​Planejamento e desenvolvimento de conteúdo semanal/mensal
  • ​Criação automatizada de legendas, e-mails e blogs
  • ​Análise e otimização de performance
  • ​Copywriting com LLMs: técnicas de prompt e reescrita persuasiva
  • ​Personalização de copywriting
  • ​Copy para personas diferentes
Módulo 4: Ferramentas e Prompts Avançados para criação de Conteúdo Multiformato
  • ​Criação com IA de:
  • ​Imagens profissionais
  • ​Vídeos com narração automática
  • ​Animações, sons e trilhas
  • ​Conteúdo para redes sociais
  • ​E-mails Marketing
  • ​Sites e Blogs
  • ​Conteúdos para SEO
  • ​E-books
  • ​Apresentações
  • ​Scripts de Vídeos
  • ​Desenvolvimento prático de:
  • ​GPTs de nicho (marketing, educação, etc.)
  • ​Newsletters automatizadas e personalizadas
  • ​Chatbots de atendimento e nutrição de leads
  • ​Agentes de IA
  • ​Forma ​
Módulo 5: Metodologias Ágeis, Métricas e o Futuro da IA no Marketing
  • ​Estruturação de times humanos + IA (centros de excelência)
  • ​Ferramentas de IA de neuromarketing com testes de performance
  • ​Ferramentas de análise preditiva para antecipar comportamento do consumidor
  • ​A importância do neuromarketing na análise pós uso de IA
  • ​IA como copiloto de performance em tempo real
  • ​Análise de resultados:
  • ​Gráficos e dashboards com IA
  • ​Simulação de dados de Analytics e redes sociais
  • ​Acompanhamento da jornada do cliente com IA
  • ​Agentes de IA personalizados:
  • ​O que são, como funcionam
  • ​Casos de uso em campanhas de marketing
  • ​Ferramentas para criação e exercícios práticos
  • ​Desenvolva um agente de IA
​Obs: Curso para profissionais que não são programadores avançados​

Quando acontece?

Professoras

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

 

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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