Masterclass Decupando Cannes – O Ano do Brasil

Presencial

Inscrições até: 26/8/2025

Selecione a opção do curso para continuar

Matrículas abertas no site até o dia 26/8/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1756166400, ou enquanto houver vagas.*

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

Descrição do curso

O Brasil protagonizou o Festival Cannes Lions em 2025. Agora é hora de entender o que isso diz sobre o presente, e o futuro, da criatividade.

 

Campanhas brasileiras estiveram entre as mais premiadas e comentadas do festival. Mas o destaque vai além dos troféus: ele passa pela linguagem, pelas estratégias culturais e de impacto, como também pelas controvérsias e infrações que redesenham o futuro da premiação.

 

Nesta masterclass, Peter de Albuquerque, estrategista criativo com experiência na cobertura e agenda do festival, propõe uma leitura crítica e aprofundada de cases premiados em diferentes categorias, além de uma curadoria comentada das principais palestras de 2025, como as de Apple, Adobe e Unilever.

 

Mais do que inspiração, o encontro provoca uma reflexão urgente: o que o mercado está realmente valorizando hoje, tendo a premiação como fio condutor? Quais os códigos invisíveis da excelência criativa contemporânea? Quais os limites éticos quando usamos

 

IA em narrativas humanas? E como traduzir tudo isso em ideias aplicáveis no nosso contexto?

 

Análise crítica de cases premiados em diferentes categorias

    • Decupagens com foco em craft, storytelling, timing cultural, impacto simbólico, privacidade e performance estratégica.

 

 

Semiótica e contexto como ferramentas de leitura

    • O que dizem os códigos visuais e as escolhas narrativas? Como cada campanha se conecta (ou não) com seu tempo?

 

 

Síntese das principais keynotes do festival

    • Apple, Unilever, Adobe, e outros. Os discursos e temáticas que não só inspiram, mas também direcionam a indústria

 

 

IA em Cannes: provocação, dilema e pauta ética

    • Vamos discutir como a inteligência artificial apareceu nos cases de 2025, os limites éticos que dividiram jurados e participantes, e os esforços do festival para criar diretrizes mais claras sobre transparência, autoria e uso criativo.

 

 

Nova ética criativa: inclusão, privacidade, responsabilidade e sensibilidade

    • Como navegar num cenário onde o cuidado é mais premiado que o choque?
    • Dinâmica prática com os participantes
    • Exercício final: como aplicar o repertório em estratégias criativas tangíveis, alinhadas a propósito e contexto.

 

 

Diferenciais da Masterclass

  • Curadoria original dos bastidores de Cannes 2025, feita por quem acompanhou o festival em campo.
  • Análise transversal de categorias e premiações, com foco em relevância e aplicação prática.
  • Discussão sem filtros sobre o uso de IA nos cases, seus avanços, suas polêmicas e os pontos em aberto.
  • Convidado especial para leitura crítica de campanhas ao vivo.
  • Apresentação de Peter de Albuquerque, com trajetória sólida em estratégia, cultura e criatividade aplicada.

Para quem se destina?

Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais criativos em geral.

O que você vai aprender

  • Proporcionar um evento que se aprofunde na temática de premiações, algo de alta relevância na agenda publicitária global.
  • Direcionar profissionais a tendências do mercado publicitário.
  • Promover excelência criativa.
  • Garantir aplicabilidade e tangibilidade das estratégias e tendências apontadas.
  • Promover diálogo e proximidade com stakeholders do mercado
  • Casos brasileiros premiados em 2025
  • Análise crítica, bastidores e leituras estratégicas: o que esses trabalhos revelam sobre criatividade, timing e contexto?
  • A cultura brasileira no radar internacional
  • Como o país soube usar sua identidade como ativo.
  • Questões éticas de 2025 e novos pilares do festival
  • Tendências emergentes em comunicação global
  • O que há por trás da estética premiada? Minimalismo afetivo? Narrativas de dor? Tech com afeto?
  • Crítica simbólica e ética criativa
  • O papel das IA, da inclusão, da performance ética e do cuidado como diferencial de impacto.
  • Como transformar repertório em briefing?
  • Ferramentas práticas para traduzir aprendizado em ação estratégica no dia a dia profissional.

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso acontecerá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

Avise-me