O Trade Marketing no Centro da Estratégia – Da Tradição à Inovação

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 02/3/2026

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Matrículas abertas no site até o dia 02/3/2026, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1772409600, ou enquanto houver vagas.*

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Descrição do curso

  • O Trade Marketing está mudando.[Quebra de Moldagem do Texto]Deixou de ser apenas execução no ponto de venda e passou a ser o elo entre marca, cliente e shopper.
  • Este curso é um convite para atravessar essa fronteira.[Quebra de Moldagem do Texto]Do tradicional ao estratégico. Do promotor à inteligência artificial. Da gôndola ao dado vivo.
  • Em quatro encontros, você vai mergulhar em cases reais e entender como as tendências de retail media, IA, live marketing e shopper fluido estão redesenhando o futuro do consumo.
  • Com Roberta Terra, professora da ESPM e especialista em shopper behavior, e Eduardo Abritta, diretor de Trade da Bauducco e referência nacional em execução, você vai descobrir como colocar o trade no centro da estratégia das empresas e do futuro.
  • Inovar não é romper com a tradição.[Quebra de Moldagem do Texto]É dar novo significado à disciplina que construiu o mercado.

Para quem se destina?

Profissionais de trade marketing, marketing, vendas e inteligência de mercado.[Quebra de Moldagem do Texto]- Executivos do varejo e da indústria interessados em inovação em canais e shopper behavior.[Quebra de Moldagem do Texto]- Consultores, agências e fornecedores de soluções para trade.[Quebra de Moldagem do Texto]- Estudantes e profissionais em transição de carreira para áreas de consumo, comunicação e varejo.

O que você vai aprender

Capacitar profissionais de trade marketing, marketing e vendas a compreender e aplicar a transição do modelo tradicional de execução em campo para um trade marketing estratégico, inteligente e inovador. O curso combina tradição e inovação, explorando desde a força de grandes operações com promotores até o uso de IA, retail media e live marketing como pilares do futuro do trade.
Aula 1 – A Força da Execução e os Legados do Trade
  • O modelo tradicional de trade marketing e o papel dos promotores, da visibilidade e da disponibilidade.
  • Como a execução consistente sustenta legados de marca.
  • Cases reais: da tradição à inovação embarcada em campanhas icônicas.
  • Da execução ao insight: transformando métricas básicas em inteligência estratégica.
Aula 2 – Do PDV à Estratégia: Dados, Tecnologia e Shopper Conectado
  • Retail Media como nova fronteira da visibilidade.
  • O shopper entre canais: quando a gôndola encontra o celular.
  • Inteligência Artificial aplicada ao trade: previsão de ruptura, planogramas inteligentes e sortimento dinâmico.
  • Como dados de campo se tornam ativos de negócio.
  • O futuro do trade com tecnologia e gestão inteligente de promotores.
Aula 3 – O Futuro do Trade: Experiência, Inovação e Estratégia Viva
  • Trade como experiência: da degustação à ativação cultural.
  • Live marketing e shopper fluido: atravessando canais, influências e jornadas não lineares.
  • Desenvolvimento e entrega de protótipos de ativações multicanais.
  • Framework ROI Vivo: retorno sobre execução e experiência.
  • Mesa de Futuro com Eduardo Abritta, Roberta Terra e convidado: o trade como área estratégica, inovadora e viva.

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
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sem juros no cartão

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Onde o curso acontecerá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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