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Gestão de Marcas no Varejo

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Inscrições até 4 dias antes do início das aulas.

*A validação da matrícula está condicionada ao envio do diploma ou certificado de conclusão (com a data da colação de grau) e cópia do RG ou CNH válida.

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Sobre o curso

  • Ao final desta disciplina, você deverá conhecer:
    • As tendências para a construção e a gestão de marcas do varejo num contexto omnicanal, onde não há separação entre físico e virtual.
    • Os conceitos e as práticas de gestão de marcas, a evolução da construção e da manutenção de marcas, e seu relacionamento com o ambiente e com as estratégias da organização.
    • As ações necessárias para transformar a marca em vantagem competitiva para o varejo e as oportunidades e os desafios na gestão de marcas próprias do varejo.

  • Ao final desta disciplina, você deverá ser capaz de:
    • Identificar as etapas para a construção de uma marca varejista e organizar os passos necessários para essa construção;
    • Aplicar as ferramentas adequadas para construir e sustentar marcas de varejo no ambiente hipercompetitivo e hiperconectado.
    • Definir o propósito, a identidade, as estratégias de posicionamento e a trajetória da marca, além de gerenciar o portfólio de marcas.
    • Selecionar a melhor estratégia para a construção e a gestão de marcas próprias do varejo.

Documentos obrigatórios para a matrícula

*No ato da inscrição será necessário o upload dos documentos acima.

No caso de não recebimento da documentação, o processo seletivo não será concluído, impedindo a efetivação da sua matricula.

Para quem se destina?

O curso é voltado para profissionais que buscam desenvolver suas competências na área de “Marketing, Estratégia e Gestão”, sendo guiada por discussões relacionadas ao marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

O que você vai aprender

  • Compreender a evolução da construção e da manutenção das marcas.
  • Identificar os desafios da gestão de marcas no ambiente atual: hipercompetitivo, digitalizado, polarizado e ambíguo
  • Definir o conceito de brand equity e listar os indicadores para avaliar a saúde da marca.
  • Identificar as etapas para a construção de uma marca e organizar os passos necessários para essa construção.
  • Definir os conceitos de propósito e de identidade da marca.
  • Identificar o mapa mental, os valores centrais, a alma e propósito da marca.
  • Defender a importância da definição da identidade e do propósito da marca.
  • Listar os elementos de marca e discriminar os critérios para escolher elementos de marca.
  • Definir estratégias para que os elementos de marca sejam integrados e transmitam a identidade da marca.
  • Relatar as origens e definir o conceito de posicionamento de marca.
  • Distinguir as estratégias de posicionamento e utilizar as ferramentas para definir o posicionamento da marca.
  • Definir o momento de reposicionar a marca e identificar as razões para alterar o posicionamento da marca, entendendo o conceito de trajetória.
  • Explicar os diferentes tipos de reposicionamento: reativo, corretivo e propositivo.
  • Reproduzir as fases de reposicionamento: diagnóstico, decisão e implementação.
  • Definir o conceito de arquitetura de marcas.
  • Aplicar a matriz marca/produto.
  • Interpretar as diferentes estratégias de arquitetura de marcas.
  • Explicar o princípio básico da arquitetura de marcas.
  • Identificar as diferenças entre extensão de linha e extensão de categoria.
  • Enumerar as vantagens e as desvantagens das extensões de marca e avaliar as oportunidades e os riscos para as empresas
  • Compreender as oportunidades e os desafios na gestão de marcas próprias do varejo.
  • Selecionar a melhor estratégia para a construção e a gestão de marcas próprias do varejo.
Quando acontece?
31/08, 14/09, 21/09, 28/09, 05/10
Às quintas-feiras
Das 19h30 às 21h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Requisito mínimo para cursar a trilha de pós-graduação
É obrigatório que o estudante possua documento comprobatório de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula e a descrição da data de colação de grau (declaração de conclusão, atestado, certificado ou diploma). Na ausência do documento comprobatório emitido em data prévia à realização do curso, não será realizado o aproveitamento de horas do respectivo curso na trilha de pós-graduação.

Este curso faz parte do HUB de Trade Marketing

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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