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Dynamic Trilha Pós-graduação

Segmentação de Mercado, Comunidades e Buyer Personas

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Inscrições até 4 dias antes do início das aulas.

*A validação da matrícula está condicionada ao envio do diploma ou certificado de conclusão (com a data da colação de grau) e cópia do RG ou CNH válida.

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Sobre o curso

Ao final desta disciplina, você deverá conhecer: • Como a segmentação de público pode influenciar no resultado de um projeto, de uma empresa ou de um produto. • Como a convergência de crenças e atitudes se tornam novas comunidades. • Como comportamentos dos usuários podem se tornar buyer personas, entendendo suas aplicações e utilidades. Ao final desta disciplina, você deverá ser capaz de: • Identificar nichos de mercados e desenvolver estratégias de abordagem diferenciadas. • Identificar modelos mentais, percebendo as fragmentações subculturais do consumidor. • Criar diversos tipos de personas com foco em pesquisa e comportamento do consumidor.

Documentos obrigatórios para a matrícula

*No ato da inscrição será necessário o upload dos documentos acima.

No caso de não recebimento da documentação, o processo seletivo não será concluído, impedindo a efetivação da sua matricula.

Para quem se destina?

O curso é voltado para profissionais que buscam desenvolver suas competências na área de “Consumo e Experiência do Consumidor”, abordando discussões relacionadas às ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.

O que você vai aprender

Conhecer os conceitos, as técnicas e ferramentas de segmentação de mercado, parâmetros que levam à formação de comunidades com base convergência de crenças e atitudes. Construção de Buyer Personas com base em perfil de consumo e convergência de modelos mentais. Aplicação e utilização de Buyer Personas em estratégias de negócios digitais.

• Descrever o conceito e importância da segmentação de mercados para pesquisas de UX. • Identificar os 4 tipos de segmentação: demográfica e geográfica, comportamental e psicográfica. • Selecionar um produto ou serviço de empresa, para compor um estudo sobre segmentação de mercados comportamental e psicográfica. • Avaliar como as estratégias do Oceano Azul são uma forma de segmentação utilizadas por empresas em busca de sucesso. • Recordar os conceitos de segmentação associando-os às comunidades de marca e arquétipos. • Defender estes novos conceitos para uso em UX e marketing. • Discutir como UX e Design podem se conectar com o pensamento de comunidades e segmentação de mercado. • Avaliar, com base nos conhecimentos adquiridos, os conceitos de marketing de Kotler. • Rever conteúdos apresentados nas semanas anteriores, esclarecendo suas principais dúvidas para finalizar a atividade 2 da disciplina. • Identificar os modelos mentais. • Associar os modelos identificados em si mesmo e em seus clientes. • Idear seu uso em processos de UX, Design e Marketing. • Rever os conceitos de modelos mentais e diferenciar de heurísticas e vieses cognitivos. • Explicar como os modelos mentais, heuristicas e vieses cognitivos estão inseridos no contexto de comunidades e segmentação de mercado. • Idear ações específicas para públicos diferentes. • Identificar o que são personas. • Explicar o uso de personas de diversos tipos em diferentes projetos de acordo com as necessidades de negócio de seus projetos. • Elaborar personas para cada necessidade de negócio
Quando acontece?
24/4, 8/5, 15/5, 22/5, 29/5, 5/6 e 12/6
Às segundas-feiras
Das 19h30 às 21h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Requisito mínimo para cursar a trilha de pós-graduação
É obrigatório que o estudante possua documento comprobatório de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula e a descrição da data de colação de grau (declaração de conclusão, atestado, certificado ou diploma). Na ausência do documento comprobatório emitido em data prévia à realização do curso, não será realizado o aproveitamento de horas do respectivo curso na trilha de pós-graduação.

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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